Bete Eccel (PT) usou a tribuna da sessão ordinária desta terça-feira, 26 de agosto, para abordar a votação do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, aprovado pelos vereadores em segundo turno, na mesma reunião. A vereadora se manifestou sobre a rejeição, pela maioria, das nove emendas apresentadas por ela ao PPA. Ela argumentou que sua intenção não foi onerar o município, mas propor a realocação de recursos.
“É importante destacar que parte dos recursos do orçamento municipal tem sido alocada em estruturas administrativas conhecidas como ‘secretarias meio’, cujas funções não envolvem prestação direta de serviços essenciais à população, como é caso das áreas de Saúde, Educação, Obras e Assistência Social”, exemplificou. “Embora importante, sim, para o funcionamento da máquina pública, essas secretarias não demandam, em regra, volumes orçamentários quando comparadas com as ‘secretarias finalistas’”, justificou Bete.
“Essas emendas foram pensadas com responsabilidade, sem aumento de despesas, priorizando áreas que consideramos estratégica para o desenvolvimento do nosso município. Tinham como objetivo garantir que o orçamento público atendesse de forma ainda mais justa e eficaz às necessidades da população”, disse ainda.
Bete rebateu a manchete “Governo massacra e impõe derrota à oposição”, publicada pelo portal online da Rádio Cidade, abordando a votação das emendas. Eccel reforçou que sua intenção como vereadora não é “alimentar disputas de poder”, mas apresentar propostas que tragam melhorias reais para o município. “Não se trata aqui de vitória ou derrota política, mas sim de compromisso com a cidade, com as pessoas que nela vivem”, declarou.
Para mais detalhes sobre votação do projeto do PPA e das suas respectivas emendas, acesse: www.camarabrusque.sc.gov.br/imprensa/noticias/0/1/2025/8721
Educação Infantil
Com extensa trajetória profissional como educadora, a parlamentar também destacou o Dia Nacional da Educação Infantil celebrado nesta segunda-feira, 25. A data, instituída em 2012, homenageia Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. “Uma data que reconhece a base de toda a formação humana. […] O meu ponto de vista, depois de professora há quase 30 anos desta faixa etária, é que a Educação Infantil não é apenas um espaço de acolhimento, mas sim, o primeiro e o mais importante degrau do processo educativo”, declarou.
Assista à fala da vereadora aqui: https://youtu.be/6BiSI8sHAlg
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque