Na noite de ontem (23/4), ouvinte da Rádio Araguaia relatou ter visto uma grande bola de fogo caindo do céu na região do Bairro Azambuja, em Brusque. O avistamento gerou curiosidade e outros relatos semelhantes foram registrados em diversas localidades do estado.
O fenômeno foi prontamente explicado pelo astrônomo Silvino de Souza. Segundo ele, trata-se de um evento relacionado à chuva de meteoros conhecida como Lirídeos, que ocorre anualmente entre os dias 14 e 25 de abril, com pico entre os dias 21 e 22.
Silvino acrescentou que, embora o fenômeno esteja dentro do período das chuvas de meteoros, o evento relatado em Brusque pode ter sido um bólido, que é um fragmento maior de meteorito.
Esses bólidos são, muitas vezes, mais visíveis e impressionantes devido ao seu tamanho e à intensidade com que entram na atmosfera terrestre, causando um brilho intenso.
Relatos
Durante o Jornal da Manhã desta quinta-feira (24/4) ouvintes relataram ter avistado o fenômeno em diferentes regiões. No Poço Fundo e região de Águas Claras foram dois pontos identificados.
Uma das ouvintes relatou que estava passando próximo a um Posto de Combustíveis da Rua Augusto Klapoth quando viu uma luz no céu de cores verde, amarela e azul. Segundo registro, a passagem foi muito rápida.
Em Santa Catarina
No município de Imbuia, Alto Vale, a passagem foi registrada por câmeras de segurança. A informação foi repassada por ouvinte que tem sobrinho que reside naquela cidade. Em Chapecó, algo semelhante foi percebido pela população, segundo relatou o meteorologista Piter Scheuer.