Na manhã deste domingo (1º), um homem de 51 anos sofreu uma queda de aproximadamente 3 metros de altura enquanto realizava manutenção em um telhado na Rua Thomaz Demétrio, bairro Lageado Baixo, em Guabiruba.
A ocorrência foi registrada às 10h02 pelo. O 3º Batalhão de Bombeiros Militar, por meio da guarnição de Guabiruba, deslocou as viaturas até o local.
Ferimentos e estado inicial
Ao chegarem, os socorristas encontraram o homem, consciente e orientado, mas com um ferimento corte-contuso nas regiões do crânio, com hemorragia ativa. A vítima também relatava dor na região da coluna vertebral, entre a lombar e torácica, mas com mobilidade preservada dos membros inferiores.
Segundo os bombeiros, o homem não apresentou vômitos ou perda de consciência até a chegada da guarnição.
Atendimento pré-hospitalar e agravamento do quadro
Foi iniciado o atendimento no local com imobilização da cervical, controle da hemorragia, restrição de movimento da coluna e oxigenoterapia. Durante o transporte ao hospital, o paciente apresentou quadro de hipotensão, perda da consciência e rebaixamento da escala de Glasgow, além de retomada da hemorragia no ferimento na cabeça.
Diante do agravamento, foi solicitado apoio da unidade avançada do SAMU, que encontrou a guarnição. Após avaliação e estabilização pela equipe avançada, o deslocamento até o hospital foi retomado com monitoramento constante.
Encaminhamento ao hospital
A vítima foi encaminhada ao Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, onde foi realizada a transferência e o repasse completo das informações à equipe médica, que deu continuidade ao atendimento especializado.
















