Um eletricista de 54 anos morreu após ser atingido por uma viga metálica durante uma obra na tarde desta segunda-feira (29), em Blumenau. O acidente aconteceu em uma escola particular localizada na Rua São Paulo, e mobilizou uma operação complexa de resgate por parte do Corpo de Bombeiros Militar da cidade.
Estrutura cedeu durante concretagem da laje
O trabalhador atuava na construção de uma laje e estava posicionado sobre uma viga de concreto, abaixo da estrutura metálica da laje que estava sendo concretada. Em determinado momento, uma das vigas metálicas cedeu, prensando o eletricista contra a viga de concreto.
A equipe do SAMU foi acionada, mas infelizmente constatou o óbito ainda no local. A vítima estava sem equipamentos de proteção individual (EPI), o que aumenta os riscos em casos como esse.
Bombeiros usaram técnicas de resgate avançadas
Devido à complexidade do cenário e à instabilidade da estrutura, os bombeiros realizaram uma análise detalhada de risco. Eles constataram que não seria possível erguer a laje devido ao seu peso, e optaram por um resgate por cima da estrutura, cortando a viga metálica que prensava o trabalhador.
Para garantir a segurança dos resgatistas, foi realizada uma ancoragem com técnicas de trabalho em altura. A viga foi cortada utilizando equipamentos próprios de resgate veicular, possibilitando a remoção do corpo com segurança.
Operação envolveu várias forças de segurança
A ocorrência contou com a participação de 11 bombeiros militares e comunitários, além de cinco profissionais do SAMU. A Polícia Científica, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Trânsito também estiveram no local, colaborando na organização do espaço e na condução das investigações.
A causa da falha estrutural ainda deve ser apurada. A ausência de equipamentos de proteção também será investigada pelas autoridades competentes.
















