Na tarde desta sexta-feira (5), um resgate de alto risco mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e Bombeiros Voluntários em Araquari. O caso ocorreu por volta das 13h13, no bairro Rocha Coutinho, região central da cidade.
Um homem adulto subiu até o topo de uma torre de comunicação, a cerca de 35 metros de altura. Ele estava consciente, mas apresentava agitação e sinais de euforia.
Ação rápida dos bombeiros
Ao chegarem ao local, os bombeiros montaram os equipamentos necessários e iniciaram a subida pela escada interna da estrutura, utilizando talabartes de segurança. Quando um dos resgatistas estava a apenas cinco metros de alcançar a vítima, foi iniciado o protocolo de persuasão.
O homem, no entanto, decidiu descer por conta própria pela armação externa da torre, o que aumentou os riscos da ocorrência. Enquanto isso, os bombeiros acompanharam a movimentação, com um dos profissionais subindo até o patamar superior e outro monitorando a descida pela escada interna.
Desfecho com segurança
Ao chegar ao solo, a guarnição aguardava para garantir a abordagem segura. Nesse momento, o homem informou que havia iniciado o consumo de cocaína e álcool no dia anterior.
Durante todo o atendimento, a área foi isolada pela PM, Guarda Municipal e Bombeiros Voluntários para evitar riscos à população. Após a descida, o paciente recebeu os primeiros cuidados e foi encaminhado ao Pronto Atendimento de Araquari.