Botuverá foi palco, na noite desta quinta-feira (11/9), da terceira edição do Jantar de Ideias, promovido pelo Núcleo de Empresários da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). O encontro ocorreu no Restaurante Porto Franco e contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, que palestrou sobre o tema “Santa Catarina: um Estado de oportunidades”.
Durante sua apresentação, o secretário destacou o perfil associativista e liberal da economia catarinense, além da importância da geração de emprego e renda. Ele também ressaltou o papel estratégico do comércio internacional para o Estado, lembrando que Santa Catarina é o segundo maior importador e o décimo maior exportador do Brasil.
Siewert apresentou ainda um pacote de R$ 435 milhões lançado recentemente em parceria com a Fiesc, destinado a apoiar empresas exportadoras que tiveram parte do faturamento afetado pelas relações comerciais com os Estados Unidos. O pacote prevê devolução de crédito de ICMS, postergação de impostos e uma linha de crédito emergencial para os próximos meses.
— Ir ao encontro da sociedade civil organizada, do setor produtivo local, sempre é uma oportunidade estimulada pelo governador Jorge Mello, para que possamos apresentar as ações do governo e também ouvir as demandas dos empreendedores — afirmou o secretário.
Repercussão local
O coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá, Edson Rubem Müller (Pipoca), destacou a relevância do evento para a aproximação entre empresários e governo estadual:
— Elaborar um Jantar de Ideias numa cidade pequena é um desafio, mas também uma oportunidade de trazer novidades e somar para o nosso empresariado. A presença do secretário nos mostra diretamente onde o Estado está aplicando seus recursos.
Já o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, ressaltou que a palestra reforça o potencial catarinense e regional:
— Santa Catarina já é um estado que se destaca, mas precisamos da infraestrutura necessária para continuar crescendo. Ter os secretários perto da gente é fundamental para mostrar o nosso potencial e buscar o retorno dos impostos que arrecadamos.
Trajetória do palestrante
Formado em Engenharia Civil pela UFPR e com pós-graduação em Marketing e Gestão Empresarial pela FGV/RJ, Cleverson Siewert construiu sólida carreira no setor público e privado. Aos 33 anos, tornou-se o secretário de Estado da Fazenda mais jovem do país e, posteriormente, liderou a Celesc como diretor, conselheiro e presidente. Em 2023, reassumiu a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, função que ocupa atualmente.