Publicidade

Brincar é coisa séria: Apae tem projeto aprovado em Edital de Chancela

Entidade tem o prazo de 24 meses para captar os recursos necessários

Fonte: Divulgação/Ideia Comunicação

Publicidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque teve o projeto “Brincar é Coisa Séria” aprovado no Edital de Chancela do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), inédito em Brusque. A partir da aprovação, a instituição tem o prazo de até 24 meses para captar os recursos necessários para execução do projeto que conta com palestras para profissionais da Apae e da rede pública de educação, orientação para pais e fornecimento de kits de brinquedos que estimulem o desenvolvimento da criança.

A orientadora pedagógica da Apae de Brusque, Anelyn Pinheiro, conta que através do Programa de Acompanhamento ao Desenvolvimento Infantil (PADI) os profissionais da instituição perceberam a necessidade de fornecer brinquedos para estimulação das crianças às famílias em vulnerabilidade social, que frequentem os serviços da instituição.

“O projeto nasceu das nossas observações nos atendimentos, porque aqui na Apae trabalhamos com a prevenção e estimulação desde muito cedo, até para as crianças com deficiência é importante esse processo, pois diminui os impactos no desenvolvimento. Isso é feito através de brincadeiras e brinquedos, de uma forma lúdica. Quando eu estava trabalhando com o acompanhamento do desenvolvimento infantil, algo que marcou muito foi o questionamento de uma mãe. Ela queria saber se, na ausência de determinado brinquedo, seu filho teria uma deficiência. Ela não tinha acesso aos materiais, assim como muitas das famílias atendidas, em situação de vulnerabilidade. Às vezes, é uma escolha: o brinquedo ou a comida? Por isso surgiu o projeto, que visa oportunizar acesso aos brinquedos educativos, por meio da doação dos kits e com orientação às famílias”, explicou.

Anelyn frisa a importância de, além de fornecer o material, orientar e formar os profissionais, tanto da Apae como da rede pública, e as famílias. “Pensamos no projeto como um todo, com capacitações e oficinas, algumas voltadas somente para famílias e profissionais da Apae e outras focadas nos profissionais da rede pública de educação. E iremos abordar assuntos como Currículo Funcional Natural, Brincadeiras no Currículo Funcional Natural, Desenvolvimento da Linguagem Adolescente com Síndrome de Down e Desenvolvimento da Linguagem na Criança e Adolescente com Deficiência Intelectual. Teremos também os atendimentos com as crianças e os adolescentes. E por fim os kits que vamos disponibilizar serão separados em subgrupos: Simbólico, sensorial, ação e reação e jogos de raciocínio”, informou.

Ela completa que os brinquedos são para crianças usuárias da Apae de Brusque, cadastradas e com CadÚnico ativo. Através do acompanhamento, os profissionais vão indicar o kit necessário e orientar a família sobre como utilizá-lo. “Durante o atendimento vamos avaliar qual a necessidade da criança, vamos ver qual o kit indicado e vamos explicar para a família como utilizar os brinquedos na estimulação”.

Captação

A responsável pelo Setor de Captação de Recursos, Milani Zunino, explica que a entidade já iniciou a fase de captação e ressalta que neste edital a entidade busca as empresas aptas para contribuir. “O valor do projeto será cerca de R$ 300 mil e temos 24 meses para captar esse valor. As empresas de lucro real podem destinar até 1% do valor do Imposto de Renda para o edital”.

Ela ressalta que o recurso além de contribuir para o projeto também gira a economia do município. “Esse valor do imposto seria destinado para o Governo Federal, mas se destinado para o edital ele fica na nossa região, pois vamos sempre buscar realizar os orçamentos dos materiais necessários com empresas locais. Desta forma, impactamos a cadeia econômica regional. Além disso, a empresa contribui com um projeto que vai beneficiar crianças e adolescentes de Brusque”, ressaltou.

Os empresários e empresas que se interessarem em patrocinar o projeto podem entrar em contato com a Apae através do telefone (47) 99144-8483 ou pelo e-mail captacao@apaebrusque.org.br.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.