Em uma partida marcada pela rivalidade, Brusque garantiu vaga na grande final do basquete nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) ao derrotar Blumenau por 78 a 63, neste sábado (16), no ginásio Ivo Silveira, em Concórdia. O confronto foi uma reedição da final do Estadual de outubro, mas desta vez os brusquenses saíram vitoriosos, com uma virada decisiva no terceiro período.
O duelo e a virada brusquense
Brusque iniciou bem o jogo, abrindo vantagem sobre Blumenau. Porém, os blumenauenses reagiram e foram para o intervalo na frente, com o placar de 42 a 37.
No terceiro período, Brusque mostrou determinação e virou o jogo. Brito foi um dos destaques, empatando o confronto em 47 a 47 e, em seguida, liderando a virada para 51 a 47. O time manteve o ritmo e encerrou o período com uma vantagem confortável de 10 pontos: 59 a 49, após marcar 22 pontos contra apenas 7 de Blumenau no quarto.
No último período, Brusque se manteve consistente, controlando o jogo e aproveitando-se dos erros adversários. Apesar de Blumenau diminuir a diferença para 6 pontos (65 a 59) a 4 minutos do fim, Brusque resistiu à pressão e voltou a ampliar a vantagem, encerrando o confronto com tranquilidade: 78 a 63.
Próxima parada: a final contra Jaraguá do Sul
Agora, Brusque enfrenta Jaraguá do Sul na decisão do título, neste domingo (17), às 10h45, no ginásio Silveirão. Jaraguá conquistou sua vaga ao vencer Concórdia por 76 a 56, frustrando os planos dos anfitriões.
Antes da final, às 9h, Blumenau e Concórdia se enfrentam na disputa pelo terceiro lugar.