O Brusque Basquete começou em desvantagem na decisão da Liga Ouro 2026. Na noite desta terça-feira (19), a equipe catarinense foi derrotada pelo Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí por 70 a 49, no Ginásio Manoel Soares, em Tatuí (SP), no primeiro confronto da série melhor de cinco jogos que garante vaga no NBB, principal competição do basquete nacional.
Empurrado pela torcida, o time paulista iniciou a partida em ritmo forte e conseguiu impor uma marcação intensa desde os primeiros minutos. Com bom aproveitamento ofensivo e dominando as ações em quadra, o Tatuí venceu o primeiro quarto por 23 a 10, abrindo vantagem importante logo no início do duelo.
No segundo período, o Brusque Basquete reagiu e apresentou melhora ofensiva. A equipe brusquense passou a equilibrar mais a partida, melhorando a movimentação no ataque e reduzindo os erros. Com isso, venceu a parcial por 17 a 13 e conseguiu diminuir a diferença no placar. Apesar da recuperação, o Tatuí foi para o intervalo em vantagem por 36 a 27.
Após o intervalo, o Grupo BT/Tatuí voltou mais agressivo e retomou o controle da partida no terceiro quarto. Aproveitando erros ofensivos do Brusque e mantendo eficiência no ataque, os donos da casa venceram a parcial por 15 a 11, ampliando novamente a vantagem e encaminhando a vitória.
No último período, o time paulista administrou a diferença construída ao longo da partida e voltou a ser superior ofensivamente e confirmando o triunfo por 70 a 49, abrindo 1 a 0 na série decisiva da Liga Ouro.
Entre os destaques da partida, Alef foi o principal nome do Tatuí, anotando 18 pontos. Pelo Brusque Basquete, Samuel Pará se destacou com 16 pontos e quatro assistências, enquanto Finão teve atuação importante nos rebotes, somando 10 no total.
Após a partida, o técnico Durval Prado destacou as dificuldades enfrentadas pela equipe brusquense, principalmente em razão dos desfalques importantes no elenco. Segundo ele, o Brusque entrou em quadra sem três atletas considerados fundamentais para o sistema de jogo.
“Sabíamos que jogar em Tatuí é bastante difícil. Nosso time atuou sem três jogadores muito importantes. O Alisson, por exemplo, foi pai na última sexta-feira e permaneceu em Brusque para acompanhar esse momento especial com a família”, comentou o treinador.
Durval também comentou as ausências dos armadores Wilsinho e Alexei, que ficaram fora da partida por problemas de saúde.
“Os nossos dois armadores tiveram problemas de saúde e não puderam jogar. São atletas que começam e criam as jogadas para o restante do time finalizar. Isso acabou pesando bastante no nosso rendimento ofensivo”, avaliou.
O segundo confronto da série será disputado já nesta quarta-feira (20), novamente às 20h, no Ginásio Manoel Soares, em Tatuí (SP).
A decisão seguirá para Brusque no terceiro jogo, marcado para o dia 25 de maio, às 19h30, na Arena Brusque. O campeão da Liga Ouro garante acesso ao NBB, a elite do basquete brasileiro.















