Publicidade

Brusque completa 100 dias sem homicídios, destaca delegado regional

Dr. Fernando de Faveri ainda lembrou que os casos registrados já foram esclarecidos

Fonte: Imagem: Rafael Imhof / Arquivo

Publicidade

O delegado regional da Polícia Civil de Brusque, Dr. Fernando de Faveri, destacou o momento positivo da segurança pública no município. Segundo o policial, o município chegou a marca de 100 dias sem registros de mortes violentas, considerando a última ocorrência de homicídio registrada em 7 de julho de 2025.

“Chegamos a marca de 100 dias sem mortes violentas em Brusque, com todos os homicídios do ano esclarecidos até o momento. É claro que segurança pública é sempre uma caixa de surpresas, mas diante de um início de ano conturbado, é importante ressaltar esse dado”, afirmou o delegado.

Homicídios esclarecidos e trabalho contínuo

Durante entrevista concedida em setembro ao Jornal da Manhã, o delegado já havia ressaltado o empenho da Polícia Civil na solução de todos os homicídios ocorridos no município em 2025.

No primeiro semestre, Brusque registrou seis homicídios, número considerado abaixo do esperado para o porte da cidade. De Faveri destacou que todos os casos foram esclarecidos, com a maioria dos envolvidos presos e processos já em andamento.

Esses crimes, segundo o delegado, não tiveram relação com facções criminosas, mas sim com conflitos interpessoais e discussões pontuais, muitas vezes agravadas pelo consumo de álcool. “O último homicídio não solucionado em Brusque foi em 2017. Desde então, todos os autores foram identificados e levados à Justiça. Aqui não há impunidade”, reforçou.

Santa Catarina mantém índices históricos de redução

O cenário positivo de Brusque acompanha a tendência estadual. Dados da Diretoria de Inteligência Estratégica (DINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) mostram que Santa Catarina manteve, pelo quarto mês consecutivo, o menor índice de homicídios em 18 anos.

De junho a setembro, o Estado registrou reduções significativas:

  • Junho: 28 homicídios (queda de 42% em relação a 2024);
  • Julho: 23 homicídios (redução de 24%);
  • Agosto e setembro: 33 homicídios (queda de 17,5% em relação ao ano anterior).

Outros indicadores também apresentaram melhora no último mês, com reduções de 24,2% nos roubos, 16,9% nos furtos, 12,6% na violência doméstica e 54,3% no roubo de veículos.

Estado mais seguro do Brasil

O governador Jorginho Mello celebrou os resultados e destacou o papel das forças policiais na manutenção da segurança. “Com coragem e eficiência, esses homens e mulheres arriscam suas vidas em prol da nossa gente. Santa Catarina é, com muito orgulho, o Estado mais seguro do Brasil. Nosso compromisso é seguir fortalecendo essa conquista”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, também atribuiu os resultados ao trabalho conjunto das forças de segurança e ao combate estratégico às facções criminosas. “Nossas polícias atuam com inteligência e em defesa da vida. Temos tropas preparadas e resultados que mostram eficiência no enfrentamento da criminalidade”, declarou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.