Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Brusque é considerado o segundo melhor município de Santa Catarina para se morar

Levando-se em conta cidades com mais de 100 mil habitantes, município está entre os 10 melhores do país

Fonte: Alexandre Honda/Secom Brusque

Publicidade

A revista Gazeta do Povo realizou um levantamento para definir os melhores municípios em qualidade de vida em todo o Brasil e Brusque conseguiu grande destaque, tanto no cenário dentro do estado de Santa Catarina, quanto em todo o país.

No âmbito estadual, Brusque foi classificada como a segunda melhor cidade para se morar dentre aquelas com mais de 100 mil habitantes, atrás apenas de Jaraguá do Sul. Já na comparação com os demais municípios brasileiros dentro desta faixa de classificação, Brusque fechou entre as 10 melhores.

Quando o levantamento engloba todos os 5.570 municípios do país, Brusque continua com sua posição de destaque, conseguindo a 42ª colocação. Entre todas as cidades do estado de Santa Catarina, Brusque ficou na quarta posição, atrás apenas de Arabutã, Joaçaba e Jaraguá do Sul.

O levantamento da Gazeta do Povo inclui dez categorias diferentes e utiliza um total de 21 indicadores. Alguns deles, por serem mais relevantes, ganharam maior peso no cálculo da nota final de cada cidade. Entre as categorias analisadas, estão educação, taxa de homicídios, saúde, economia, infraestrutura, expectativa de vida, mortes no trânsito, suicídios, cultura e famílias em situação de rua.

Todos os dados utilizados no cruzamento são oficiais e extraídos de sistemas públicos como Ideb Ensino Fundamental – anos finais (2021) e Ensino Médio (2021), Ipea (2022), DataSUS (2024), Caged (2024), IBGE (2021) e Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (2023).

Um misto de alegria e dever cumprido, mas sem acomodação. Pelo menos é assim que se sente o prefeito de Brusque, André Vechi. “Os resultados são maravilhosos, sem dúvida. Porém, é justamente numa hora como esta que precisamos trabalhar ainda mais para evoluirmos sempre”, disse o Chefe do Executivo.

“Não há espaço para acomodação. Se cruzarmos os braços e ficarmos satisfeitos com este resultado, ficaremos para trás nos próximos anos. A ideia é justamente trabalhar com mais afinco para não apenas melhorar os números no ranking, mas para entregar uma cidade cada vez melhor ao cidadão brusquense”, completou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.