Publicidade

Brusque é destaque em qualidade de informação contábil e fiscal; saiba mais

Prêmio conquistado pela prefeitura foi recebido em Brasília (DF)

Fonte: Fotos: Cintia Wilke/Prefeitura de Brusque

Publicidade

Brusque continua a ser reconhecido em nível nacional como exemplo de governança pública. Na tarde desta segunda-feira (15), em Brasília, a cidade foi laureada em três quesitos no III Prêmio Qualidade de Informação Contábil e Fiscal.

Além do 1º lugar nacional para municípios acima de 100 mil habitantes e o 1º lugar na região Sul para municípios acima de 100 mil habitantes, Brusque também foi reconhecida com a nota A+ no indicador Capag (Capacidade de Pagamento).

“Nosso papel, apesar de não ser midiático e feito nos bastidores, é de suma importância para que seja assegurada a correta utilização dos recursos oriundos dos cidadãos que pagam seus impostos, bem como manter a máxima transparência de tudo isso”, comentou a secretária municipal de Orçamento e Finanças, Edena Beatriz Censi.

O evento, organizado pelo Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, ocorreu no Centro Cultural do Banco do Brasil, reunindo centenas de participantes de diversos municípios brasileiros.

Junto da secretária, também representando a Prefeitura de Brusque, esteve o contador efetivo Cristiano Bittencourt. “É um momento de muito orgulho. Brusque recebeu as maiores pontuações e os maiores índices de evolução anual no ranking do Siconfi, que é o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro”, explica.

O Siconfi é um sistema do Tesouro Nacional para receber, analisar e divulgar informações contábeis, financeiras e fiscais dos entes federativos do Brasil. “Essa organização, esse esmero com as contas do município, aumenta a credibilidade da cidade, fazendo com que fique mais propensa a receber investimentos”, complementa Bittencourt.

Trata-se da primeira vez em que a Prefeitura de Brusque é reconhecida no prêmio, o que significa, resumidamente, que o município cumpre, de forma exemplar, as normas de contabilidade e transparência fiscal.

“Um município que demonstra qualidade na informação contábil transmite segurança a investidores, órgãos de controle, bancos e instituições financeiras. Isso pode facilitar a captação de recursos, convênios e financiamentos, além de dar mais força política em negociações estaduais e federais”, explica o prefeito André Vechi, que não poupou elogios à equipe da Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças.

“Isso só demonstra a qualidade técnica de nossos servidores. A clareza e a precisão das informações fiscais aumentam a confiança da sociedade na administração municipal”, finaliza.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.