Brusque foi reconhecida como cidade de destaque no ranking da Connected Smart Cities, principal rede do Brasil voltada ao fomento de cidades inteligentes, sustentáveis e inovadoras. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24), em São Paulo.
O município apresentou um avanço expressivo em seus indicadores. Em apenas um ano, Brusque subiu 55 posições na região Sul, passando da 76ª para a 21ª colocação. No cenário nacional, a cidade alcançou a 56ª posição, integrando o top 100 em todos os pilares analisados e consolidando sua presença entre os municípios que mais evoluíram no país.
“Brusque tem avançado em diferentes áreas, equilibrando crescimento econômico, qualidade de vida e governança, enquanto se consolida como referência regional e nacional em inovação urbana”, destacou José Henrique Nascimento, secretário municipal de Parcerias, Concessões e Convênios. “Apesar de algumas áreas ainda precisarem de atenção, o reconhecimento no ranking Connected Smart Cities reflete melhorias na gestão pública, que resultaram em maior pontuação e melhor posicionamento dentro dos critérios da rede”, concluiu.
Segundo o levantamento, o destaque de Brusque está em áreas como Segurança, com nota 95, o que a coloca como referência no eixo dentro do ranking mySmartCity/Scipopulis. Outros pontos fortes identificados incluem Telecomunicações (67), Educação (63) e Governança (63). Por outro lado, os indicadores apontam desafios em Inovação e Empreendedorismo (34), Mobilidade (37) e População/Condições Sociais (39).
“Nossa gestão é focada em resultados, e em dois anos temos priorizado esforços para garantir que os serviços sejam cada vez melhores para a população brusquense”, destacou o prefeito de Brusque, André Vechi. “Os rankings e prêmios são somente o reflexo das mudanças que foram implementadas nesse período”, concluiu.
