Brusque foi destaque nos últimos dias em um evento nacional promovido pelo Connected Smart Cities (CSC), em São Paulo, que reconhece as melhores práticas de gestão pública no Brasil. O município foi premiado como Cidade Destaque no Ranking CSC, uma iniciativa que avalia indicadores em áreas como Educação, Saúde, Inovação e Sustentabilidade.
A delegação brusquense que participou do evento contou com a presença do prefeito André Vechi; do secretário de Parcerias, Concessões e Convênios, José Henrique Nascimento; do secretário de Administração e Gestão Estratégica, Leonardo Zanella; do secretário de Transparência e Accountability, Thomas Haag; além de outros integrantes da gestão municipal.
Além da premiação principal, Brusque também conquistou outros dois reconhecimentos importantes. Um deles é o Selo de Ecossistema de Inovação, no qual o município evoluiu da categoria Prata, em 2024, para categoria Ouro neste ano. O topo da certificação é o selo Diamante, atualmente concedido a apenas dois municípios no país.
O segundo reconhecimento foi no âmbito do Selo de Cidades Inteligentes, alinhado ao programa municipal “Brusque + Inteligente”. No ano passado, o município foi classificado como “aspirante” e, em 2024, subiu duas categorias, alcançando o selo Prata. O avanço reconhece o progresso na implantação, execução e acompanhamento de politicas públicas eficazes voltadas à transformação digital, mobilidade, sustentabilidade e eficiência na gestão urbana.
Dentro do ranking de Connected Smart Cities (CSC), na região sul, Brusque estava posicionada na 76ª posição no ano passado, passando para a 21ª deste ano, um salto considerado bastante significativo pelo seu curto espaço de tempo.
O prefeito André Vechi ainda palestrou sobre a carteira de projetos de Brusque relativa a parcerias público-privadas (PPPs), abordando o transporte coletivo, o saneamento, além do tema de Cidades Inteligentes, envolvendo a questão de câmeras pelo município, iluminação de LED, mais modernas, dentre outros.
Segundo a organização do evento, Brusque superou outras cidades como Criciúma e Chapecó nesse segmento específico. “Brusque sai de maneira muito positiva, reconhecida nacionalmente pelo trabalho que tem feito em inovação em cidades inteligentes”, comentou o secretário de Parcerias, Concessões e Convênios. “É Brusque olhando para frente, caminhando para o futuro. São notícias excelentes para a nossa cidade, com potencial de transformar a nossa realidade no médio e longo prazo”, conclui.

















