Em visita ao Ministério do Turismo, nesta quarta-feira (27), o vice-prefeito Deco Batisti e a diretora-geral de Turismo de Brusque, Juliana da Silva, receberam em mãos o certificado que oficializa o município no Mapa Nacional do Turismo. O documento é um passo importante na estratégia de fortalecimento do setor e eleva a visibilidade da cidade no cenário nacional.
O Mapa do Turismo, instituído pela lei federal 14.978/2024, é hoje o principal instrumento para atração de apoio e recursos federais. A inclusão garante acesso facilitado a investimentos em infraestrutura, programas de qualificação, promoção dos atrativos locais e participação em agendas estaduais e federais. “Essa conquista tem muita importância, pois coloca a nossa cidade como destino turístico e abre novas oportunidades de investimentos e projetos”, destaca diretora-geral, Juliana da Silva.
Brusque se apresenta como uma cidade diversas em atrações. Além do polo de compras, reconhecido regionalmente, o município tem destaque no turismo religioso com o Santuário de Azambuja, em eventos tradicionais como a Fenarreco, e ainda em celebrações como a Páscoa e o Arraiá. O setor cultural e ecológico também compõe o portfólio turístico, com parques e museus.
Com a certificação, a expectativa é ampliar a captação de recursos. “Estamos impulsionando o turismo de compras, ampliando os eventos tradicionais, valorizando o turismo religioso e investindo em iniciativas culturais e sustentáveis. A certificação vem para somar nesse processo”, finaliza a diretora.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque