Publicidade

Brusque FC perde para o Santa Catarina e dá adeus à Copa SC

Eliminação acontece dias após a perda do acesso à Série B do Brasileirão

Fonte: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Publicidade

O Brusque, quatro dias após perder o acesso à Série B do Brasileirão, se despediu da temporada 2026 de forma melancólica após ser derrotado por 1 a 0 para o Santa Catarina nesta quarta-feira, 15, na rodada final da fase de grupos da Copa Santa Catarina. Yhago marcou o único do jogo no estádio da Baixada, em Ibirama.

Brusque precisava da vitória, mas foi superado

Caso tivesse vencido, o Brusque conseguiria a classificação ao mata-mata para seguir buscando o título e a vaga na Copa do Brasil. Quem avança como segundo colocado é a Chapecoense, que arrancou um empate no último minuto contra o Concórdia e ficou com a segunda vaga na chave.

O Santa Catarina, que fez a melhor campanha da fase de grupos na competição, ficou em primeiro na chave, com 16 pontos. A Chape fechou com sete, em segundo, tirando o Concórdia, atual campeão, das quartas de final — a equipe acabou em último, com quatro, mas avançaria se tivesse vencido. O Brusque somou seis pontos e terminou em terceiro.

Primeiro tempo começa intenso e termina travado

Em relação ao jogo contra o Náutico, pela Série C, o técnico Bernardo Franco promoveu quatro mudanças: saíram Nogueira, Alex Ruan, Olávio e Pira; entraram André Luiz, Ailton, Jhonny Lucas e Robson Luiz. Apenas Pira não foi relacionado. Clinton formou dupla de ataque com Robson.

Já o Santa Catarina, mesmo com a liderança garantida, também teve quatro mudanças feitas por Jordã Rodrigues. Ainda na primeira etapa, Caíque saiu machucado, forçando uma alteração precoce.

O jogo começou elétrico. Logo aos 25 segundos, Renan aproveitou erro de Alemão e saiu cara a cara com André Luiz, que salvou o Brusque. A resposta veio aos 3 minutos, com DG finalizando com perigo após ótimo passe de Robson Luiz.

O Santa foi mais veloz e perigoso, criando boas chances em contra-ataques e triangulações rápidas. O Brusque apostava mais em chutes de longe e bola parada. Aos 10, Mangabeira arriscou e quase marcou.

Apesar das boas chegadas, a partir dos 17 minutos o ritmo caiu. Foram diversas paralisações por atendimento médico, principalmente por parte do Santa Catarina. Ainda assim, aos 41, Renan perdeu chance clara após cruzamento de Piauí, parando novamente em André Luiz.

Yhago decide e Brusque não reage

No segundo tempo, o Brusque voltou com Alex Ruan e Thiago Freitas na defesa. O Santa teve a primeira chance clara com Yhago, que perdeu gol inacreditável aos 7 minutos. Pouco depois, Bernardo tentou renovar o setor ofensivo com as entradas de Biel e Olávio.

Biel até trouxe mais movimentação, criando boa chance aos 17, em passe para DG, que finalizou mal. Mas o Santa mantinha mais posse e iniciativa.

O gol saiu aos 26. Piauí cruzou da esquerda e Yhago, livre, mergulhou de cabeça para marcar: 1 a 0. Sem forças para reagir, o Brusque praticamente não levou perigo até o fim da partida. Coruja ainda quase ampliou em cobrança de falta, mas André Luiz evitou o segundo.

Fim da temporada para o Brusque

Com a derrota, o Brusque se despede oficialmente da temporada. Agora, a equipe só volta a campo em janeiro de 2026, na estreia do Campeonato Catarinense.

Já o Santa Catarina avança com moral para enfrentar o Marcílio Dias nas quartas de final. O jogo de ida será em Itajaí, neste sábado (18), às 18h.

Ficha técnica

Santa Catarina x Brusque
Copa Santa Catarina – 6ª rodada – Grupo B
Estádio da Baixada, Ibirama

Santa Catarina: Marcos; Juninho, Zé Leandro, Adriel, Piauí (Coruja); Galdino, Negueba (Beto), Renan; Caíque (Yhago), Bruninho, Gui Nascimento (Doupit).
Técnico: Jordã Rodrigues

Brusque: André Luiz; Mateus Pivô, Éverton Alemão (Thiago Freitas), Jhan Pool, Ailton (Alex Ruan); Jean Mangabeira, Bernardo, Jhonny Lucas (Biel), Diego Mathias; Clinton, Robson Luiz (Olávio).
Técnico: Bernardo Franco

Gol: Yhago (26’/2ºT)
Cartões amarelos: Gui Nascimento, Juninho (SAN); Bernardo, Biel (BRU)
Árbitro: Adriano Roberto de Souza
Assistentes: Alex dos Santos e Jonas Ralf Richter

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.