Publicidade

Brusque FC x Chapecoense abrem o Catarinense 2026

Duelo acontece nesta terça-feira (6) no oeste do estado

Fonte: Imagem: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC (Arquivo)

Publicidade

O Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2026 começa nesta terça-feira, dia 6 de janeiro, marcando o início de uma temporada que promete equilíbrio, novo formato de disputa e vagas em competições nacionais. A edição deste ano garante três vagas na Copa do Brasil, duas no Campeonato Brasileiro da Série D e duas na Copa Sul-Sudeste de 2027.

A abertura do Estadual terá destaque para o futebol brusquense. O Brusque FC entra em campo logo no jogo inaugural da competição, enfrentando a Chapecoense nesta terça-feira, às 19h, na Arena Condá, em Chapecó. A partida abre oficialmente o campeonato e coloca frente a frente duas equipes tradicionais do cenário estadual e terá transmissão da equipe esportiva da Rádio Araguaia.

Já o Carlos Renaux fecha a primeira rodada do Catarinense 2026. O Vovô recebe o Concórdia na quinta-feira, dia 8 de janeiro, às 19h, no estádio Augusto Bauer, em Brusque. O confronto marca a estreia da equipe diante da torcida em seu retorno à elite do futebol catarinense, após conquistar o título da Série B na última temporada.

A primeira rodada se estende ao longo da semana. Além de Chapecoense x Brusque, Santa Catarina e Camboriú se enfrentam na terça-feira, às 20h, em Rio do Sul. Na quarta-feira, dia 7, acontecem três partidas: Marcílio Dias x Criciúma, às 19h, em Itajaí; Joinville x Figueirense, às 20h, na Arena Joinville; e Avaí x Barra FC, às 21h30, em Florianópolis.

Novo formato e grupos definidos

O Catarinense Fort Atacadista de 2026 terá um formato diferente das últimas edições. Os 12 clubes estão divididos em dois grupos na primeira fase. As equipes de um grupo enfrentam apenas os times da outra chave, totalizando seis rodadas, com três jogos em casa e três fora para cada clube.

O Brusque FC integra o Grupo A, ao lado de Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias e Joinville. O Carlos Renaux está no Grupo B, que conta ainda com Chapecoense, Barra FC, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos disputam o quadrangular do descenso. A fase final será disputada na Taça Fort Atacadista, com confrontos eliminatórios em jogos de ida e volta, desde as quartas de final até a decisão.

Novidades e vagas nacionais

Entre as principais novidades da competição estão a utilização do VAR próprio da Federação Catarinense de Futebol em todos os jogos e a adoção do sistema multibolas. Os dois finalistas do Estadual garantem vaga na Copa do Brasil e na Copa Sul-Sudeste de 2027. Outras duas vagas na Série D de 2027 ficam com os clubes de melhor campanha que não assegurarem classificação nacional.

Outra inovação é a criação da Taça ACESC 70 Anos, que define uma vaga adicional na Copa do Brasil de 2027. A disputa envolve equipes eliminadas nas fases finais e poderá ter final em jogo único ou em dois confrontos, dependendo do calendário nacional.

Com estreias importantes para Brusque FC e Carlos Renaux logo na primeira rodada, o Catarinense Fort Atacadista de 2026 começa com expectativa elevada e promessa de uma das edições mais competitivas dos últimos anos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.