A noite desta quarta-feira (10) marcou um momento especial para a saúde pública de Brusque. A Câmara Municipal foi o palco da formatura do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, celebrando os 19 profissionais que passam a reforçar a rede de Atenção Primária do município, atuando diretamente junto às famílias.
A cerimônia reuniu formandos, familiares, profissionais da saúde, autoridades, agentes públicos e representantes da administração municipal, em um ambiente de reconhecimento e valorização de uma formação que impacta diretamente a qualidade do atendimento à população.
Foram um ano e meio de aulas teóricas e práticas que proporcionaram aos técnicos mais conhecimento e preparo para qualificar o atendimento à comunidade. A formanda Carina Raquel Podiatsky destacou a importância do aprendizado adquirido ao longo do curso. “Estamos muito felizes, pois encerramos hoje um ciclo de aprendizado. Esse curso vai agregar ainda mais conhecimento ao nosso trabalho, dentro e fora das UBS’s, e principalmente aos nossos pacientes, que necessitam de nossa atenção”.
Brusque, agora, amplia sua capacidade de atendimento e fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS), principal porta de entrada do SUS, focada na promoção, prevenção e cuidados contínuos e acessíveis, como saúde da família e vacinação. A diretora-geral da APS, Fabiana Marcuzzo, ressaltou a importância da qualificação e o impacto desses novos técnicos no cuidado às pessoas.
“Hoje celebramos muito mais do que uma formatura; celebramos um avanço para a saúde de Brusque. Esses 19 profissionais chegam preparados, qualificados e conscientes do papel essencial que desempenham na vida das famílias. É um orgulho ver esse grupo concluindo sua formação e iniciando uma jornada que transformará vidas todos os dias”, comenta.
O vice-prefeito Deco Batisti também prestigiou a solenidade e comentou sobre a importância da qualificação dos novos profissionais, que refletirá diretamente na qualidade da saúde da população. “Essa formatura é muito importante, porque saúde também se faz no dia a dia nas portas das casas das pessoas. E ter pessoas mais qualificadas para atender o munícipe, é um ganho muito grande para a nossa cidade”.
A história e o papel essencial do técnico em agente comunitário de saúde
A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) teve origem no Brasil na década de 1990, com o objetivo de aproximar o Sistema Único de Saúde (SUS) das comunidades e fortalecer o cuidado integral. Ao longo dos anos, a legislação evoluiu e a criação do curso técnico elevou o nível de formação desses profissionais, ampliando sua capacidade de atuação.
O técnico em agente comunitário de saúde trabalha na base da atenção primária e desempenha funções essenciais, como:
Realizar visitas domiciliares, acompanhamento e orientação das famílias;
Identificar riscos, vulnerabilidades e necessidades específicas de cada território;
Apoiar ações e campanhas de prevenção e promoção da saúde;
Atuar de forma integrada às equipes multiprofissionais;
Fortalecer o vínculo entre população e serviços de saúde.
Confira a lista dos novos Técnicos em Agente Comunitário de Saúde de Brusque
Amanda Couto de Vilhena Santos
Ana Silvia de Abreu
Angela Ribeiro da Silva Santana
Carina Raquel Podiatsky
Claudete de Fátima Mantovani do Amaral
Eduarda Daiane Mihsfeldt
Eliane Correa dos Santos
Ellayne Pires da Silva Veloso
Fabiana Guilardi Barros
Francisco José Dietrich
Heloisa Helena Bisco Furtado
Iran Mariano Silva de Arruda
Lenilce Silveira Ferreira
Leoni Paitra Klocki
Nizia Neide Majewski
Pamela Amorim Marques
Patricia Regina Machado
Salete Ventura
Tatiana Sbardelatti
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque
















