O Instituto Brusquense de Previdência Social (Ibprev) realizou um seminário que reuniu cerca de 40 participantes, entre servidores ativos e aposentados. O encontro contou com duas palestras, a primeira sobre o aplicativo Prev+ e a outra para esclarecer aspectos legais e práticos relacionados à previdência. A ação ocorreu na noite desta quinta-feira (25) no auditódio do Ibprev
Na primeira fala, o consultor da 3T Consultoria, César Lins Ferreira, apresentou o aplicativo Prev+, desenvolvido para aproximar os servidores do instituto de previdência e facilitar o acesso e a troca de informações. “Conseguimos atualizar toda a base de dados do servidor e trazer o aplicativo, que é o que a gente está apresentando hoje aqui, que é uma integração entre servidor e instituto de previdência. O objetivo principal é o servidor gerir a sua própria previdência”, explicou.
Segundo Ferreira, o aplicativo possibilita acesso a informações cadastrais, funcionais e contracheques, além de oferecer um canal de comunicação direta com o instituto. A ferramenta está disponível tanto para celular, quanto web e atende servidores ativos e aposentados.
O diretor de Benefícios do IBprev, Rafael Rubim, abordou as regras de planejamento para aposentadoria e a contagem de tempo entre regimes de previdência. “Queremos dar ao servidor subsídios para ele poder se planejar quanto à sua aposentadoria de forma segura, respeitando as regras da previdência”, destacou.
Rubim também explicou procedimentos relacionados à emissão de certidões de tempo de contribuição junto ao INSS e a outros regimes, ressaltando mudanças trazidas pela Emenda Constitucional nº 103 e pela Instrução Normativa nº 5 de 2025. Ele alertou para a importância de atenção no processo, a fim de evitar erros que possam atrasar a averbação ou a concessão da aposentadoria.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque