Publicidade

Brusque inaugura CRESI-TEA e amplia atendimento a crianças com autismo e TDAH

Estrutura atende crianças de 3 a 12 anos com suporte multidisciplinar

Fonte: Pedro Paulo Angioletti/Rádio Araguaia FM

Publicidade

Brusque inaugurou na tarde desta quarta-feira (25/2) o Centro de Referência Especializado em Saúde Infantil e Transtorno do Espectro Autista (CRESI-TEA). A nova unidade está localizada na Rua Riachuelo, 18, no Centro, e amplia a Rede Municipal de Saúde com atendimento especializado para crianças e suas famílias.

O espaço é voltado a crianças de 3 a 12 anos com transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH e autismo níveis 1 e 2.

Projeto iniciado após a pandemia

A coordenadora do Caps do município, Inajá Araújo, afirmou que o centro é resultado de um projeto iniciado após a pandemia, diante da crescente procura por atendimento.

“Isso aqui é um sonho se concretizando. Nasceu com a chegada das mães atípicas, quando ainda não tínhamos estrutura nem equipe preparada”, relatou.

Segundo ela, os atendimentos começaram em espaço compartilhado no Honório Miranda e, depois, junto ao CAPS infantil. Com o aumento da demanda, tornou-se necessária uma sede exclusiva.

O acesso ao CRESI-TEA ocorre pela unidade básica de saúde, com encaminhamento médico via regulação. As crianças participam de um projeto terapêutico com múltiplas sessões e acompanhamento de equipe multidisciplinar.

Estrutura exclusiva e acolhedora

A promotora da Infância e Juventude, Fernanda Crevanzi Vailati, destacou que o serviço já existia, mas dividia espaço com o CAPS I.

“Agora temos uma sede própria, maior e adequada. É um público que cresce e precisa de atendimento multidisciplinar. Para Brusque é uma evolução”, afirmou.

Ela lembrou que houve acordo para garantir a separação dos serviços, resultando no espaço exclusivo inaugurado.

Integração com a educação

A secretária de Educação, Franciele Mayer, ressaltou a importância da integração entre saúde e ensino.

“Sabemos da importância das terapias. É um trabalho em conjunto”, disse.

Segundo ela, a rede municipal conta com professora do Atendimento Educacional Especializado atuando no centro e, neste ano, incluiu professor auxiliar nas escolas para atender alunos com maior nível de suporte.

Avanço no atendimento

O prefeito André Vechi afirmou que a inauguração representa mais um avanço nas políticas públicas do município.

“Com o espaço adequado e preparado, conseguimos ampliar o atendimento e dar mais dignidade às crianças e às famílias”, declarou.

A estrutura também atua em parceria com a AMA e amplia a capacidade de atendimento diante da demanda crescente por serviços especializados em Brusque.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.