A 64ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) começa oficialmente nesta terça-feira (18), em Chapecó, reunindo mais de 147 municípios na maior competição de esporte amador do estado. Brusque chega forte para esta edição, levando uma das maiores delegações dos últimos anos: são 180 atletas distribuídos em 18 modalidades, com expectativa de repetir o bom desempenho obtido recentemente na Olesc.
Brusque já entrou em ação, nas modalidades que iniciam antes da abertura oficial. A ginástica rítmica iniciou suas apresentações na última terça-feira (11) e encerrou sua participação na sexta-feira (14) com um saldo expressivo: vice-campeãs no troféu geral e sete medalhas conquistadas.
Entre os destaques individuais, Nicolly Crepas garantiu o 2º lugar no arco; Nicole Hames ficou em 3º nas maças; e Sthefani Dognini levou o 3º lugar na fita. Nos conjuntos, Brusque brilhou com o 2º lugar no conjunto misto (arco e bola) e o 3º lugar no conjunto de fitas, além do 2º lugar no geral de conjuntos, além da equipe, que também conquistou o vice-campeonato no individual geral (Thayna, Sthefani,Heloísa, Nicole, Nicolly e Sthefani e Vitória).
A coordenadora técnica da Associação Brusquense de Ginástica Rítmica, Ana Carolina Amstalden Chibim, celebrou o desempenho. “Estamos muito felizes e realizados com a nossa participação. Conquistamos sete medalhas e o segundo lugar no troféu geral. É uma conquista que nos enche de orgulho, e somos muito gratos a todos que nos apoiaram”, comentou Ana Carolina.
As modalidades de Brusque nos Jasc 2025
Ao longo da competição, o município também estará representado nas seguintes modalidades em diversos pontos de Chapecó:
Boxe masculino – Ginásio da EEBM Florestan Fernandes – 19 a 23/11
Ciclismo masculino e feminino – 19 a 26/11 – Provas de XCO, CRI, Downhill, Estrada M/F, BMX Racing e XCM
Atletismo masculino e feminino – Complexo Esportivo Milton Sander (Verdão) – 20 a 23/11
Judô masculino – Pavilhão 1 – Parque da Efapi – 21 a 23/11
Natação masculino e feminino – Piscina da AABB – Centro – 21 e 22/11
Ginástica Artística feminina – Ginásio da EEB Bom Pastor – 22 e 23/11
Futsal feminino – Brusque está no Grupo D e estreia na terça-feira (18), às 17h30, no Ginásio da SER Aurora (Bairro SAIC), contra Modelo
Basquete 3×3 – Complexo Esportivo Milton Sander (Verdão) – 22 e 23/11
Vôlei de Praia masculino e feminino – Quadras da Associação Atlética e Recreativa Alfa – 20 a 24/11
Bocha Rafa Vollo feminino – Estreia na terça-feira (25), às 17h, nas canchas do Country Club, contra Catanduvas
Bolão 16 masculino – Brusque inicia na segunda-feira (24), às 16h, no Clube Caça, Tiro e Pesca Caramuru, contra o Itajaí
Futebol feminino – Estreia na segunda-feira (24), às 17h15, na Arena Condá, contra o Chapecó
Basquetebol masculino – Brusque abre sua campanha na segunda-feira (24), às 14h15, no Ginásio da AABB, contra o Tubarão.
Tênis de Mesa masculino e feminino – Ginásio Geraldo Moura – Bela Vista – 24 a 29/11
Voleibol feminino – Estreia na segunda-feira (24), às 17h, no Ginásio da Unoesc (Seminário) contra Nova Trento
Taekwondo masculino e feminino – Pavilhão 1 – Parque da Efapi – 27 a 29/11
Jiu-jitsu masculino e feminino – Ginásio do Loteamento Alice – Efapi – 20 e 21/11
Tiro de Armas Curtas – Associação de Tiro Caça e Pesca Armeria – 19 a 25/11
Além do boxe, que tradicionalmente garante bons resultados a Brusque, outras equipes aparecem entre as favoritas ao pódio. O futsal feminino, por exemplo, vive uma temporada de destaque. O técnico Anderson Menezes, o Esquerda, comentou sobre a confiança do grupo. “Tivemos um ano vitorioso, chegamos em todas as finais das competições e queremos representar Brusque da melhor maneira nos Jogos Abertos. Montamos um elenco muito forte para buscar um grande resultado para a cidade, que nos apoia o ano inteiro.”
O diretor-geral da Fundação Municipal de Esportes de Brusque (FME Brusque), Luiz Paulo Sousa, reforça a expectativa positiva de trazer novas medalhas para Brusque. “Depois do grande sucesso da Olesc, agora nossos esforços se voltam aos Jasc. Começamos com ótimos resultados na ginástica rítmica e estamos confiantes de que a delegação pode voltar para casa com muitas medalhas. A expectativa é subir no quadro de classificação, assim como fizemos na Olesc”, afirmou Luiz Paulo.














