A Justiça Eleitoral iniciou neste domingo (4/10) os trabalhos das Eleições 2026 em Brusque com foco na organização, transparência e agilidade durante o processo de votação.
A juíza eleitoral da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Dra. Joana Ribeiro, destacou que a preparação para o pleito começou muito antes do dia da eleição e envolveu uma série de procedimentos previstos pela legislação eleitoral.
Segundo a magistrada, Brusque teve uma urna sorteada para auditoria, que foi encaminhada a Florianópolis. Além disso, também houve sorteio de sistema em outra zona eleitoral, com auditoria realizada logo no início da manhã.
“Tudo isso para dar transparência, para que as pessoas possam votar tranquilas, sabendo que a Justiça Eleitoral cuidou para que seja tudo muito bem organizado”, destacou.
Documento com foto e e-Título
Entre as principais orientações, a juíza reforçou que o eleitor não deve esquecer de levar um documento oficial com foto.
Ela também recomenda que, antes de sair de casa, o cidadão consulte no e-Título o local e a seção de votação.
Outra orientação importante diz respeito ao celular. O aparelho não pode ser levado até a cabine de votação e deve ser deixado no espaço indicado pela seção eleitoral.
A recomendação é que o eleitor leve um lembrete em papel com os números dos candidatos para facilitar e agilizar o voto.
Atenção à sequência de votação
Dra. Joana Ribeiro também pediu atenção durante o uso da urna eletrônica. Segundo ela, após a digitação do número do candidato, a imagem pode levar alguns instantes para aparecer na tela.
A medida serve para que o eleitor consiga conferir corretamente o nome e a foto antes de confirmar o voto.
Outro ponto destacado foi a votação para o Senado. Neste ano, são dois votos para senador, e os candidatos devem ser diferentes. Caso o eleitor repita o mesmo nome, o segundo voto será anulado.
A juíza também pediu paciência aos eleitores, já que a quantidade de cargos em disputa pode tornar o processo mais demorado.
Filas são uma das principais preocupações
A Justiça Eleitoral também está atenta à possibilidade de formação de filas nos locais de votação.
De acordo com a magistrada, pessoas com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência, autistas, gestantes e pessoas com crianças de colo, têm atendimento preferencial.
A orientação dada às equipes é para que a fila não pare.
“Nós somos poucos na Justiça Eleitoral, mas somos rápidos. Qualquer problema, eles vão nos avisar, vamos estar com todos os telefones atentos para nos deslocarmos e tomar providências”, afirmou.
Sete mesários faltaram, mas foram substituídos
Durante a entrevista, a juíza informou que sete mesários não compareceram aos locais de votação nesta manhã.
Segundo ela, todos já haviam sido substituídos, sem prejuízo ao funcionamento das seções.
Eleitor com dificuldade pode receber ajuda
A magistrada também explicou que pessoas com deficiência ou que tenham dificuldade para votar podem contar com o auxílio de alguém de confiança.
Essa ajuda é registrada em ata e a mesma pessoa não pode acompanhar repetidamente vários eleitores.
Nos locais de votação, os delegados de prédio também estarão disponíveis para orientar quem tiver dúvidas sobre seção, sala ou outros procedimentos.
A Justiça Eleitoral reforça ainda que, em caso de dificuldade, o eleitor pode procurar diretamente as equipes responsáveis pelo local de votação.
















