Publicidade

Brusque participa de simpósio estadual sobre regulamentação dos autopropelidos

Evento em Florianópolis reuniu municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito

Fonte: Secon/Brusque

Publicidade

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) participou nesta quarta-feira (12) do Simpósio para Discussão de Autopropelidos, promovido pelo Cetran-SC e Detran-SC, em Florianópolis. O encontro, realizado no auditório da Granpólis – FECAM, reuniu representantes da Senatran e de diversos municípios catarinenses integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, que apresentaram experiências e resultados práticos sobre a regulamentação e o uso dos veículos autopropelidos.

Representando o secretário de Trânsito de Brusque, Emerson Luiz Andrade, o técnico de tráfego Paulinho Sestrem palestrou por uma hora e compartilhou a trajetória do município desde a audiência pública que abriu o diálogo com a comunidade sobre o regramento para a condução desses modais. Em sua fala, abordou temas como idade mínima, segurança, educação e legislação, destacando as etapas que consolidaram Brusque como referência estadual no tema.

Durante a exposição, Paulinho apresentou o caminho percorrido até a criação da Lei Municipal que instituiu o curso gratuito de Autorização para Conduzir Autopropelido (ACA), enfatizando que Brusque foi a primeira cidade do Brasil a criar uma formação específica para condutores de equipamentos autopropelidos, iniciativa que já formou cerca de 300 alunos.

O técnico também destacou a importância da Escola Pública de Trânsito (EPT), responsável pela execução dos cursos e pela disseminação de boas práticas de circulação. Em sua fala, relembrou ainda da viagem a Brasília, onde representantes da Setram buscaram sensibilizar autoridades federais quanto à necessidade de regras mais claras e padronizadas para o uso dos autopropelidos em todo o território nacional. “Brusque abriu caminho para uma nova forma de educar e regular a micromobilidade”, disse o secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade.

“O curso ACA se tornou uma referência nacional e mostra o quanto é possível evoluir quando há diálogo entre poder público e sociedade”, complementou o secretário.

Além de Brusque, também apresentaram seus trabalhos os órgãos de trânsito de Joinville, Itajaí, Blumenau, Balneário Camboriú e a da Cetran, encorpando o debate sobre a micromobilidade e o papel dos municípios na promoção de um trânsito mais seguro e sustentável.

O simpósio contou ainda com a presença de representantes dos municípios de Urubici, Lages, Xanxerê, Chapecó, São José, Florianópolis, Rio do Sul, Laguna e Timbó.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.