Na reedição da final das duas últimas edições do Campeonato Catarinense de Basquete Masculino Adulto, Blumenau conquistou seu 9º título estadual ao vencer Brusque, que até então estava invicto.
A final, realizada ontem à noite (31/10) na Arena, terminou com placar apertado de 67 a 64 para o Blumenau e foi decidida nos segundos finais.
O Jogo
No primeiro quarto, Brusque iniciou arriscando mais, com uma alta taxa de conversão. Liderados por Wilsinho e Carlos Júnior, que jogaram mesmo com uma contusão no pé, a equipe investiu em arremessos de três pontos e até conseguiu uma enterrada com o camisa 23.
No segundo quarto, Brusque e Blumenau marcaram 14 pontos cada, mas o Marreco ainda mantinha a vantagem. Pequenos erros, punidos com lances livres, permitiram ao time visitante encostar no placar, diminuindo a diferença para seis pontos antes do intervalo.
No terceiro quarto, Pará, líder de assistências do Brusque, brilhou com 14 pontos, assumindo o posto de cestinha da equipe naquele momento e abrindo 11 pontos de vantagem para o último período.
No quarto final, o Blumenau reagiu, dominando a primeira metade e marcando nove pontos enquanto Brusque chega zerado. Com um placar apertado de 56 a 54 para os mandantes, o jogo seguia indefinido, e os jogadores se mostravam cada vez mais concentrados e arriscando arremessos.
No último minuto, com o placar em 63 a 61, Lucas, do Blumenau, tentou um ataque, mas foi bloqueado pelo Pará. Em uma jogada ensaiada, Gabriel acertou uma bola de três, garantindo a virada para Blumenau. Logo em seguida, roubou a bola e sofreu uma falta, mas não converteu os lances livres.
No lance seguinte, Wilsinho, maior pontuador do Brusque e segundo maior da partida, empatou com um lance livre. Nos últimos segundos, Lucas Lima, em uma corrida fora do garrafão, acertou uma cesta de três pontos essenciais, selando a vitória.
Disputa pelo Terceiro Lugar
Mais cedo, o Basquete Joaçaba venceu o Jaraguá por 79 a 68, garantindo o terceiro lugar. Os primeiros quartos foram equilibrados, mas na metade do terceiro, Jaraguá abriu vantagem com um jogo ágil e bons chutes.
No último quarto, Joaçaba reagiu, abrindo 11 pontos de vantagem e administrando a posse de bola nos minutos finais, aproveitando as faltas cometidas pelo adversário. Bruno Lazzaris e Jorginho foram os principais pontuadores, com 20 e 25 pontos, ambos registrando um duplo-duplo.
Jorginho, do Joaçaba, foi pelo segundo ano consecutivo a cestinha do campeonato, totalizando 270 pontos e com uma média de 27 pontos por jogo.