Com o objetivo de capacitar a população sobre a elaboração de projetos culturais para acessar editais de financiamento à cultura, o Colegiado de Gestores Municipais de Cultura do Vale Europeu da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE) lançou o curso “Elaboração de Projetos Culturais”, em que a comunidade vai aprender tudo sobre como desenvolver e apresentar um projeto de forma assertiva e atrativa.
O curso acontecerá em finais de semana, em três cidades diferentes, e o município de Brusque será sede para receber os artistas brusquenses e também da região. A formação na cidade será nos dias 13 e 14 de julho, no Auditório do Bloco C da Unifebe (Rua Vendelino Maffezzolli, 333, Bairro Santa Terezinha), das 8h30 às 17h30.
O público alvo são os gestores municipais, artistas, produtores culturais, trabalhadores da cadeia criativa e demais interessados que residem nos municípios da Amve (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da AMVE, ou através do formualrio: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIXpw-MxiHPTQB0-zPIq9eqM_6GmL9Uz8_WFhGBRUwURosFQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0.
Quem conduzirá o curso será Elaine Calove e Vanderlei Lazzarotti, que vão compartilhar dicas e orientações práticas para que os produtores culturais possam tirar as ideias do papel e transformá-las em projetos reais.
Elaine é especialista em Gestão Cultural, formada em Produção Executiva para TV e Cinema pela Academia Internacional de Cinema, tradutora e musicista. Atualmente é diretora e produtora cultural na Eniale Produções e Consultoria. Foi presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, integrante das Câmaras Setoriais de Audiovisual, Produção Cultural e Música.
Já Vanderlei é especialista e pós-graduado em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado, Práticas Pedagógicas, Elaboração de Projetos e Prestação de Contas. Atualmente é diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí e vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí. Foi professor de Elaboração de Projetos Culturais do Curso de Artes Visuais da Univali e foi o fundador da Fundação Cultural de Ilhota.
Fonte: Secom/Prefeitura Municipal de Brusque