O município de Brusque recebeu oficialmente, na segunda-feira (9), o Relatório de Diagnóstico da Política Cultural Municipal, em reunião realizada com representantes da administração municipal, da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).
O documento técnico foi entregue ao diretor-geral da Fundação Cultural, Igor Alves Balbinot, e ao diretor administrativo Rafael Vargas, formalizando a conclusão de um importante instrumento de análise e apoio ao planejamento estratégico para o setor cultural do município.
Elaborado pela Amve, em parceria com o Cimvi, o relatório apresenta um diagnóstico detalhado da estrutura atual do Sistema Municipal de Cultura de Brusque, avaliando os mecanismos de gestão, participação social e financiamento da cultura. O estudo também aponta diretrizes, sugestões de ações estratégicas e atividades prioritárias voltadas ao fortalecimento do alcance cultural e à ampliação da efetividade das políticas públicas no território municipal.
“Com esse apoio técnico, a gente consegue avançar no planejamento da Fundação Cultural, baseado, é claro, nos mecanismos que a gente já possui, que é o Plano Municipal de Cultura e válido nos próximos 10 anos, e o Sistema Municipal de Cultura de Brusque”, aponta Igor.
Com caráter técnico e orientador, o relatório tem como principal finalidade subsidiar a gestão cultural local, contribuindo para a consolidação dos componentes do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no município, em consonância com as diretrizes do Ministério da Cultura e com os marcos normativos da política cultural brasileira.
“Esse diagnóstico engloba diversas ações, mas principalmente ele faz esse aparato dos mecanismos que a gente já possui, aí as entidades indicam as melhorias ou sugerem ações e projetos e programas. Por fim, tudo isso também é analisado internamente para verificar se é condizente com o orçamento e o planejamento que já se prevê para o ano de 2026”, detalha.
Igor destaca ainda, a importância do apoio da Amve para a cultura da região. “A parceria é sempre importante, é sempre importante a gente estar próximo das associações de municípios e também dos outros municípios, parceiros nessas associações, pois há uma troca de conhecimento sempre. A cada reunião, a cada conversa, sempre uma troca de conhecimento e é válido para todos”, finaliza.
















