Publicidade

Brusque reforça combate a escapamentos barulhentos com nova ação conjunta

Foi definido que irregularidades não sanadas no local da abordagem terão veículo apreendido

Fonte: Ilustrativa

Publicidade

Na tarde desta terça-feira (22/7), a 6ª Promotoria de Justiça de Brusque promoveu uma reunião que reuniu representantes da Polícia Militar e da administração municipal, com foco em um problema que tem causado crescente incômodo à população: o barulho excessivo provocado por escapamentos adulterados, especialmente em motocicletas.

O encontro foi convocado pelo promotor de justiça Cristiano José Gomes e teve como pauta a intensificação da fiscalização e das autuações a veículos — tanto motos quanto carros — que circulam com escapamentos adulterados, ineficientes ou inoperantes.

De acordo com o novo protocolo, os veículos que apresentarem irregularidades não passíveis de correção imediata serão removidos na hora para o pátio.

Fiscalização

Durante a reunião, o major Joaquim Soares de Lima Neto, da Polícia Militar de Brusque, ressaltou que a corporação já vinha atuando contra esse tipo de irregularidade. “A Polícia Militar já vinha fazendo e também agora, claro, com o respaldo da promotoria de justiça, a remoção dos veículos ao pátio. No ano de 2024, fizemos 17 operações voltadas para combater a perturbação provocada por esses veículos. Em 2025, já realizamos diversas autuações, e agora, com o apoio do Ministério Público, vamos intensificar ainda mais essas ações”, afirmou.

O secretário de Trânsito de Brusque, Emerson Andrade, também destacou o comprometimento da Guarda de Trânsito com a causa. “Essa reunião reforça o que a sociedade clama: mais respeito ao uso das vias. Algumas pessoas insistem em desrespeitar as regras de circulação, perturbando a saúde e a paz das pessoas a qualquer hora do dia ou da noite”, declarou Andrade.

Ele ainda explicou que a fiscalização será ampliada, inclusive durante o patrulhamento, não se restringindo a barreiras fixas. “Esses veículos, que antes eram liberados para regularização e não cumpriam, agora serão recolhidos ao pátio e só liberados após a devida correção”, completou.

O promotor Cristiano José Gomes destacou que a reunião foi motivada pelas inúmeras reclamações da comunidade. “É uma reclamação recorrente. A comunidade de Brusque gosta do silêncio, e os abusos com escapamentos livres são frequentes. O Ministério Público resolveu agir, dando suporte à Polícia Militar e à Guarda de Trânsito para aplicar penalidades e, se necessário, remover os veículos ao pátio até a regularização”, pontuou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.