Publicidade

Brusque retoma cirurgias e amplia atendimento em oftalmologia

Cerca de 990 consultas e retornos foram ofertados em um mês

Fonte: Imagem: Ilustrativa

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Brusque retomou, neste mês, a oferta de cirurgias e consultas em oftalmologia, após um período prolongado sem a realização dos procedimentos em Brusque. A reorganização da rede e o retorno dos atendimentos no Hospital Dom Joaquim permitiram que pacientes voltassem a ser assistidos no próprio município, reduzindo deslocamentos e garantindo continuidade ao cuidado.

Entre 25 de novembro e 18 de dezembro de 2025, o ambulatório voltou a operar com maior volume de vagas. No período, estão sendo ofertadas 990 consultas e retornos, somando atendimentos em retina, clínica geral, pediatria, glaucoma e pós-operatório de catarata. A retomada desse fluxo também deve resultar em cirurgias eletivas de média complexidade, que já estão em processamento no sistema de regulação.

As cirurgias de catarata também foram reiniciadas no Hospital Dom Joaquim. As equipes médicas têm permanecido no município por dois ou três dias consecutivos, realizando entre 60 e 80 procedimentos por dia. As intervenções e o acompanhamento ocorrem integralmente em Brusque, incluindo avaliação prévia, cirurgia, retorno e prescrição de óculos quando necessária.

Para janeiro de 2026, as agendas já estão abertas e ampliam o volume de atendimento. Serão 1.715 vagas distribuídas entre a Clínica Infinity e o Hospital Dom Joaquim em diversas especialidades: retina, clínica geral, pediatria, estrabismo, glaucoma, catarata, retornos pós-cirúrgicos, capsulotomia, plástica ocular e fotocoagulação. A programação cirúrgica também está definida, com 120 procedimentos de catarata, 14 cirurgias de vitrectomia, 10 de plástica ocular e 100 injeções intravítreas.

Além disso, a pasta já estuda um novo credenciamento em oftalmologia. “A Secretaria, por sua vez, pretende submeter novo processo de credenciamento em oftalmologia, com revisão de valores e previsão de mutirão, considerando que a fila de espera atual gira em torno de 3.000 usuários”, finaliza o diretor de controle, avaliação e regulação,  Felipe Naoto Tottori.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.