Publicidade

Brusque sedia o Primeiro Congresso da FETRAMESC

Encontro debate organização e liderança no serviço público municipal e eleição da nova diretoria da Federação

Fonte: Ilustrativa (Da esquerda para a direita: Orlando Soares Filho, João Domingos e Moacyr Auersvald)

Publicidade

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (FETRAMESC) realiza, nos dias 19 e 20 de setembro, em Brusque, o 1º Congresso da entidade. Com o tema “Organizar, Liderar e Sonhar: Conectando Visões e Construindo Futuro”, o evento acontecerá no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb) e promete ser um marco na história da federação.

O congresso reunirá cerca de 60 dirigentes de sindicatos filiados à FETRAMESC de todas as regiões de Santa Catarina, além de toda a diretoria executiva da entidade. “Este congresso é uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso com os trabalhadores do serviço público municipal, debatendo estratégias para fortalecer nossa organização e liderança em tempos de desafios”, afirma o presidente da FETRAMESC, Orlando Soares Filho.

Três pilares para o futuro: Organizar, Liderar e Sonhar

De acordo com Soares Filho, a escolha do tema do congresso reflete a importância de cada um desses três pilares para o sucesso das ações sindicais. “Antes de qualquer coisa, é preciso organizar, estruturar, planejar e preparar o terreno. Isso estabelece uma base sólida para qualquer projeto ou iniciativa. Com a organização em prática, entra em cena a liderança, que guia o processo, inspira e direciona as pessoas envolvidas. Sem liderança, qualquer plano pode se perder pelo caminho. E, por fim, vem o sonhar, que simboliza a visão de futuro que impulsiona tanto a organização quanto a liderança. Sonhar é o ideal que todos buscamos alcançar, guiados por uma estrutura organizada e uma liderança efetiva”, explica.

Segundo o presidente, essa sequência sugere que o sucesso de qualquer movimento sindical começa com uma boa organização, se fortalece com liderança e se realiza com um sonho ou visão compartilhada.

Programação do Congresso

O congresso terá início na quinta-feira, 19 de setembro, às 13h30, com o credenciamento dos participantes e uma série de palestras e oficinas voltadas para a formação e capacitação dos dirigentes sindicais. Cristyane Peres, supervisora técnica do DIEESE/SC, abrirá as atividades com a palestra “Liderar: que liderança somos?”. Em seguida, Paulo Henrique Borba Pereira, assessor técnico da Nova Central Sindical de Trabalhadores Nacional, abordará o tema “Registros de Entidades Sindicais no CNES – Portaria 3.472: regras e modernizações na utilização do sistema”.

Na sexta-feira, 20 de setembro, a abertura oficial do evento acontece às 8h30, contando com a presença de João Domingos Gomes dos Santos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Moacyr Auersvald, presidente nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), e Paulo Roberto Eccel, superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina.

As palestras da manhã incluirão temas como “Organizar: Onde estamos e para onde vamos no movimento sindical”, ministrada por Moacyr Auersvald, e “Sonhando nossos próprios sonhos – Por um Estado Social e Democrático de Direito e o Marco Regulatório no setor público”, apresentada por João Domingos.

O encerramento do congresso está previsto para o período da tarde. Às 13h30, grupos de trabalho serão organizados para discutir e elaborar propostas de interesse comum, que serão compiladas em um relatório final. “Esse relatório será parte do documento do 1º Congresso da FETRAMESC, a ser apresentado em nossa assembleia de dezembro, em Blumenau”, explica Soares Filho.

Eleição da Nova Diretoria da FETRAMESC

Paralelamente ao 1º Congresso, ocorrerá na sexta-feira, 20 de setembro, a eleição da nova diretoria da FETRAMESC. Terão direito a voto os delegados dos sindicatos filiados que estejam em dia com suas mensalidades junto à federação, além dos ex-presidentes que já ocuparam cargos na diretoria.

A eleição será coordenada pela Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCST-SC), sob a presidência de Izaias Otaviano, que comandará a Comissão Eleitoral. A comissão também contará com a participação de Moacir José Effting e Anibal Boettger como secretários.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Comunicar Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.