Brusque contará com uma Escola Pública de Trânsito (EPT) para planejar e executar ações educativas para o trânsito da cidade, com foco na mudança de comportamento, na formação de condutores conscientes e na valorização da vida. O Projeto de Lei Ordinária nº 111/2025 que cria a EPT foi enviado pelo Poder Executivo à Câmara e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 16 de setembro. A Escola será vinculada à Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (Setram).
O vereador Paulinho Sestrem (PL) usou a tribuna para comentar o projeto e enaltecer o trabalho exercido pela Setram e a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB). Nos telões do plenário, ele exibiu vídeo institucional da GTB, órgão criado há 14 anos, reconhecido por sua atuação nas ruas e pelas ações educativas, como o Trânsito Quis nas escolas, e o apoio à Transitolândia, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
“A Educação e a fiscalização tem que andar equilibradas. A gente sabe que as crianças de hoje são os condutores de amanhã, por isso, nós temos que reconhecer nesta casa o trabalho que é feito pela GTB na área de educação e fiscalização. Saber que o trabalho é feito realmente para salvar vidas”, registrou Sestrem.
Leonardo Schmitz (PL) também se manifestou sobre o projeto durante a sessão e parabenizou o Poder Executivo pelos recentes investimentos na frota e em equipamentos no órgão. “Que o Executivo sempre esteja atento a essas melhorias e cobranças, para que a gente tenha cada vez mais uma Guarda efetiva, uma equipe de trânsito para salvar vidas na nossa cidade”, disse o vereador.
Reconhecimento
Em ato de reconhecimento, Paulinho Sestrem mencionou as duas moções de congratulações apresentadas por ele, em homenagem aos agentes da GTB. Edi Cássio Damaceno e Aparecido Marques, “pelos dez anos de relevantes serviços prestados ao município de Brusque”.
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque