Publicidade

“Café na Obra” leva diálogo sobre saúde mental a trabalhadores no Bairro Azambuja

Ação foca na preocupação com a saúde mental alusiva à campanha Setembro Amarelo

Fonte: Imagem: Divulgação

Publicidade

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb) realizou na quarta-feira, 24, mais uma edição do programa “Café na Obra”, desta vez em um prédio em construção no bairro Azambuja. O deslocamento da equipe, formada por um diretor da entidade, uma técnica em segurança e saúde no trabalho e acadêmica de psicologia ocorreu no período da tarde de quarta-feira, 24.

A ação integrou a campanha Setembro Amarelo de Prevenção à Saúde Mental e também o projeto da oficina “Comunicação que Constrói”, desenvolvido em parceria com a acadêmica de Psicologia Anny Gabrielly Senedezzi de Moraes. Durante a atividade, os trabalhadores participaram de uma conversa sobre os cuidados com a saúde mental e a importância da boa comunicação em situações de dificuldade emocional.

Na oportunidade, Anny lembrou da importância do diálogo e da compreensão em casos que o trabalhador chega para a atividade e não demonstra estar bem. “Por vezes são situações e problemas que acabam vindo com ele de casa e isso pode se transformar em algo maior diante da falta de percepção dos colegas”, destacou ela, afirmando que a intenção do trabalho é de, justamente, dar embasamento para que essa melhora na comunicação evite desentendimentos ou outros tipos de problemas.

A técnica em segurança no trabalho do sindicato, Kátia Regina Estevão Martins, lembrou que o trabalho feito pela entidade neste sentido, de levar informações aos trabalhadores nas obras, existe faz tempo. No entanto, recentes mudanças na Norma Regulamentadora 18 (NR18), que trata das condições de saúde e organização nos ambientes de trabalho da construção civil, passaram a tratar de regras para promoção da saúde mental dos trabalhadores. Ou seja, as empresas precisam apresentar planos e ações voltados a esse fim.
“O que o sindicato e nós estamos hoje aqui fazendo é isso. Vai ser cada vez mais frequente, porque todos precisaremos nos adequar às ações de cuidados com a saúde e bem estar dos trabalhadores”, pontuou ela.

Após a breve fala da equipe, os participantes puderam degustar o café oferecido pelo sindicato.

Criado em 2012, o Café na Obra é uma iniciativa que leva o Sintricomb diretamente aos canteiros de obras para promover diálogo, palestras e orientações, além de abrir espaço para ouvir e esclarecer dúvidas dos trabalhadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.