A Câmara de Vereadores de Brusque anunciou, durante a sessão desta quinta-feira (19), os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a situação da coleta de lixo no município.
A proposta foi apresentada em novembro de 2025 pelo vereador Rogério dos Santos e tem como foco apurar as condições do serviço, além das cobranças realizadas ao longo dos anos.
Após a sessão, o presidente da Câmara explicou como ocorreu a formação da comissão e reforçou o principal motivo da instalação da CPI.
“Os partidos fizeram a indicação dos nomes, a gente deixou livre para cada partido indicar o vereador que irá compor a comissão parlamentar de inquérito. A CPI do lixo também recebe várias reclamações, mas o motivo principal é com relação à cobrança que vem sendo feita ao longo de vários anos aqui no município”, afirmou.
Ele ainda destacou que, a partir do dia 20 de fevereiro, os vereadores deverão se reunir para definir a presidência, a vice-presidência e a relatoria dos trabalhos.
“O prazo é 180 dias. A exemplo da Comissão da Saúde, esse é o prazo que cada comissão tem para concluir os trabalhos”, completou.
Integrantes da comissão
A CPI será formada pelos vereadores:
- Rogério dos Santos (Republicanos)
- Leonardo Schmitz (PL)
- Paulinho Sestrem (PL)
- Jouberto Lungen (PODE)
- Jean Pirola (PP)
O grupo terá seis meses para investigar o funcionamento do sistema de coleta de resíduos na cidade e apresentar um relatório conclusivo com os resultados dos trabalhos.
















