A sessão da Câmara de Vereadores de Brusque desta terça-feira (7) foi marcada por um momento de forte emoção e reconhecimento. O chefe de gabinete e ex-vereador Aurinho Silveira de Souza recebeu uma homenagem surpresa pelos seus 60 anos de atuação na vida pública, sendo figura de confiança de nove prefeitos do município.
A iniciativa partiu do Poder Legislativo, com o apoio da Prefeitura de Brusque. Aurinho recebeu uma placa de homenagem e, em seguida, também foi agraciado com uma comenda oficial da Prefeitura, que traz os nomes de todos os prefeitos com quem trabalhou: Antônio Heil, José Germano Schaefer, Alexandre Merico, Ciro Roza, Roberto Prudêncio, Bóca Cunha, Jonas Paegle, Ari Vequi e o atual prefeito, André Vechi.
Surpresa, gratidão e bom humor
Pego de surpresa, Aurinho agradeceu com leveza e afeto: “Essa homenagem, essa surpresa, eu levo no coração. Agradeço a cada vereador que deu o seu votinho… O ruim seria se fosse 14 a 1 ou 14 a 0, né?”, brincou.
Em tom descontraído, ainda pediu: “Deixo um pedido: não façam isso com outras pessoas de mais idade. Isso pode provocar um mal maior”, arrancando risos e aplausos do plenário.
Uma vida de conselhos, firmeza e dedicação
A homenagem reuniu figuras importantes da política brusquense. O ex-prefeito Ari Vequi, presente na sessão, fez um emocionado discurso lembrando da importância de Aurinho em sua trajetória. “Ele me orientou, aconselhou, disse muitos ‘nãos’ com firmeza, sempre baseado na lei e na ética”, afirmou.
O ex-prefeito Ciro Roza também prestou sua homenagem em vídeo reproduzido no plenário. “Celebramos hoje uma trajetória que é sinônimo de dedicação, compromisso e amor ao trabalho. Doutor Aurinho construiu um legado de respeito e confiança.”
Um servidor que marcou gerações
Atual prefeito de Brusque, André Vechi também discursou na tribuna. Em tom descontraído, confessou que usou um “pretexto político” para trazer Aurinho à sessão. “Falei que precisava da ajuda dele para responder umas perguntas difíceis dos vereadores, e ele veio. Mas era tudo parte da surpresa. Acho que Deus perdoa essa mentirinha”, brincou.
Ao falar sobre o homenageado, o tom foi de profundo respeito. “Não existe placa que possa retribuir tudo o que o doutor Aurinho fez por Brusque. Ele é mais do que meu chefe de gabinete. É um conselheiro, um amigo e um símbolo de serviço público com propósito.”
Vechi também destacou o vigor do homenageado, que mesmo com mais de 80 anos, continua presente diariamente na prefeitura. “Tem energia de deixar muito menino no chinelo”, disse.
