Na noite de terça-feira, 18 de fevereiro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, presidida pelo vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) e com a presença dos demais oito parlamentares que compõem a 16ª legislatura.
Atendendo a um requerimento dos vereadores da bancada de oposição, esteve presente no uso da palavra livre o secretário de Meio Ambiente, senhor Ulissis Otto, para apresentar explicações sobre o descarte irregular de resíduos têxteis no bairro Lageado Baixo, fato que gerou muita polêmica entre a comunidade.
Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei n.º 05/2025, que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro à Associação para o Desenvolvimento Rural de Guabiruba (ADERG) para a realização da campanha anual de adubo e ureia.
Justavo Barroso e Silva (Podemos) comentou sobre as cobranças que recebe nas ruas a respeito de um vereador supostamente envolvido no descarte irregular de resíduos têxteis no bairro Lageado Baixo. Ele solicitou que o parlamentar em questão se manifeste e esclareça a situação.
O vereador também solicitou o conserto de um buraco na tela da ponte pênsil que dá acesso à Pelznickelplatz, no bairro Imigrantes, alertando para o risco de acidentes, especialmente envolvendo crianças. Além disso, reclamou do excesso de buracos em vias públicas e calçadas e parabenizou os organizadores do Desfile e Lançamento da Festa Italiana, bem como a abertura dos Jogos Comunitários.
Osmar Vicentini Filho (PL) criticou a demora no conserto das lajotas após obras realizadas pela Guabiruba Saneamento e pela Prefeitura. Ele relatou que, no bairro Lageado Alto, há quatro buracos abertos há aproximadamente um mês. O vereador também destacou a necessidade de melhorias na Ponte da Cristalina, pois as madeiras estão deterioradas, representando risco para os usuários. Além disso, agradeceu à Associação Italiana de Guabiruba (ACIG) pelo sucesso na realização da 6ª Sfilata del Vino e abordou o aumento das taxas na fatura de água, tema que tem gerado reclamações por parte da comunidade.
Alexandre Felipe Pereira explicou sobre a suspensão das chamadas “Emendas Pix”, destacando que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) afetou não apenas Guabiruba, mas diversos municípios. O vereador também comentou sobre o auxílio financeiro concedido à ADERG, ressaltando que o programa beneficiará mais de 200 agricultores. Por fim, parabenizou a ACIG pela realização da 6ª Sfilata del Vino e a Secretaria de Esportes pela abertura dos Jogos Comunitários.
Alfred Nagel Neto “Fred” (MDB) abordou os dois requerimentos em pauta. O primeiro, de sua autoria, solicita à Secretaria de Saúde informações sobre a quantidade de pessoas na fila de espera para exames médicos, detalhando os tipos de exame, além da relação de pacientes que aguardam procedimentos cirúrgicos. Ele mencionou que, mais cedo, durante reunião com a secretária de Saúde, Amanda Kormann, o prefeito, o vice-prefeito e vereadores, já obteve algumas dessas informações.

O segundo requerimento, de autoria conjunta dos vereadores Alfred, Justavo, Eduarda e Osmar, solicita ao Chefe do Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o fornecimento de documentos relacionados ao descarte irregular de resíduos têxteis na Rua Gilmar Pollheim, no bairro Lageado Baixo, em dezembro de 2024. O objetivo é esclarecer os fatos e interromper a disseminação de boatos sobre o envolvimento de um vereador no caso.
Nagel também abordou a situação de algumas vias e calçadas sujas, com lixo e mato acumulado. Ele destacou a necessidade de reflexão sobre o papel tanto do poder público quanto dos cidadãos na manutenção da limpeza das ruas e calçadas, ressaltando a importância da fiscalização do Código de Posturas.
Anderson Luiz Cavichioli (Progressistas) agradeceu os momentos de diálogo com a secretária de Saúde, Amanda Kormann, e com o secretário de Meio Ambiente, Ulissis Otto, durante a sessão, destacando que ambos trouxeram importantes esclarecimentos. O vereador mencionou demandas da comunidade já encaminhadas às secretarias competentes e agradeceu melhorias realizadas nas ruas Ana Carminatti, Miguel Carminatti, Bernardo Kohler, Alberto Voss, Guabiruba Sul e Lívia Baron, no bairro Lageado Baixo.
Ele também agradeceu a presença de Maria Eduarda, diretora de Indústria e Comércio, e informou que desde o final do ano passado tem discutido com o prefeito a falta de mão de obra qualificada em Guabiruba, especialmente no setor têxtil. Cavichioli afirmou que está solicitando a oferta de cursos de capacitação gratuitos para a população e que já há avanços nessa questão em parceria com Senac e Senai.
Carlos Henrique Graf da Silva “Ique” (PSD) reforçou suas indicações para melhorias na rede de esgotamento e bocas de lobo nas ruas Kurt Waldheim, Bernardo Vogel, Maria Luiza Pollheim, Olímpio, Luiz e Oscar Ebel, José Comper e Augusto Löschner, no bairro Lageado Baixo. Também solicitou o conserto da pavimentação nas ruas José Schirmer e Alfredo Fuckner e melhorias na Rua Lorena, incluindo alargamento e manutenção da canalização, além de iluminação pública. Pediu ainda a instalação de uma placa de sinalização na Rua LGB 025 e rondas policiais no Parque Érico Vicentini, devido a reclamações sobre bagunça e desordem no local.
Diego Veneruchi (PSD) afirmou que, até o momento, não apresentou indicações formais porque tem direcionado as demandas diretamente às secretarias, buscando uma solução mais ágil. Ele parabenizou os organizadores da abertura dos Jogos Comunitários e da 6ª Sfilata del Vino, além de desejar boas-vindas aos jovens que participaram do 13º Acampamento Juvenil em Botuverá.
Eduarda Schweigert (MDB) agradeceu a presença do secretário de Meio Ambiente e questionou se o local onde os resíduos têxteis foram despejados será revitalizado. A vereadora também abordou o Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA), explicando que esteve na presidência, mas que, devido à pandemia e outras atribuições, o conselho não foi retomado. No entanto, ela se colocou à disposição para reativá-lo.
Além disso, solicitou a criação de um Centro de Convivência para idosos e pessoas com necessidades especiais, proporcionando-lhes melhor acesso ao convívio social e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. Pediu ainda a ampliação na escala de atendimento dos serviços oferecidos pela Prefeitura, conforme demanda da comunidade. Por fim, parabenizou o presidente Alexandre pela transparência das ações parlamentares nas redes sociais e convidou os colegas para participarem do projeto “Pé na Estrada”, que visa visitas aos bairros nos finais de semana.
Jair Francisco Kohler (Progressistas) reforçou suas indicações, solicitando a construção de calçadas na Rua José Fischer (Centro/São Pedro) e a instalação de uma faixa de pedestres em frente à Sociedade Recreativa Guabirubense, no Centro, devido ao alto fluxo de pedestres e veículos durante eventos socioculturais e esportivos.
ORDEM DO DIA
- Aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2025 do Executivo, que autoriza o auxílio financeiro à ADERG para a campanha de adubo e ureia de 2025.
- Aprovado o Requerimento nº 03/2025.
- Aprovado o Requerimento nº 04/2025.
Nada mais havendo a tratar, a sessão foi encerrada.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara de Guabiruba