Câmara entrega títulos de Cidadãos Honorários na passagem dos 165 anos de Brusque
Entre os homenageados estão ex-vereadores, empreendedores, professores e líderes comunitários
Publicidade
Em celebração aos 165 anos de fundação do município, a Câmara de Vereadores de Brusque realizou, na noite desta quinta-feira (7), uma sessão solene para entregar o título de “Cidadão Honorário” a sete pessoas que, embora nascidas em outras cidades, construíram uma história marcante em Brusque. São trajetórias distintas, mas com um ponto em comum: o amor pela cidade e o desejo de contribuir para seu desenvolvimento.
Dr. Celso
Natural de Itajaí, o médico Celso Carlos Emydio da Silva é conhecido por sua atuação como pediatra e também como figura pública. Morador de Brusque há mais de 30 anos, Dr. Celso foi secretário municipal de Saúde entre 2001 e 2008, e vereador em três mandatos. Presidiu o Legislativo em dois períodos e sempre demonstrou dedicação às causas da saúde e da infância no município.
Beto Chaveiro
Com 42 anos de história em Brusque, Gilberto Alves de Andrade, o “Beto Chaveiro”, é símbolo de persistência. Aos 13 anos, aprendeu o ofício com um tio em Blumenau. Em 1983, mudou-se para Brusque e enfrentou dificuldades logo no início, como a enchente de 1984 que destruiu seu negócio. Mas não desistiu.
“Graças a Deus já faz mais de 42 anos que eu tô aqui. Formei minha família e a cidade me recebeu de braços abertos. Eu sou brusquês de coração mesmo”, disse emocionado.
Zurico
José Eurico Frota de Oliveira, o Zurico, chegou a Brusque em 1982 como jogador de basquete. Logo tornou-se técnico e passou a liderar o esporte na cidade. Construiu uma trajetória vitoriosa à frente da Sociedade Esportiva Bandeirante e da equipe da AD Brusque, com títulos nacionais e internacionais.
“Me sinto muito honrado. Toda a minha vida foi feita aqui. Meus filhos nasceram aqui. É uma trajetória linda”, destacou.
Celso Satiro
Em 2017, no dia de seu aniversário de 35 anos, Mauro Celso Satero dos Santos chegou a Brusque vindo da Bahia. Conhecido como Celso, superou as incertezas do início e se estabeleceu como empreendedor no bairro Santa Terezinha, com sua oficina Mecânica Satiro.
Hoje, ele celebra a chance de ter sido acolhido e de contribuir com o desenvolvimento da cidade que escolheu para viver com sua esposa e filhos.
Valmir Ludvig
Educador, músico, poeta e escritor, Valmir Coelho Ludvig nasceu em Araranguá, mas firmou raízes profundas em Brusque. Exerceu três mandatos como vereador e é fundador de iniciativas voltadas à cidadania e mobilidade urbana, como o Fórum da Bicicleta e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Atuou por décadas como professor e militante da cultura local.
Salete Sabino
Há 47 anos em Brusque, Salete Roza Sabino marcou gerações como professora e, depois, como comunicadora. Criou com as filhas a Sabino Comunicação e o jornal Nosso Bairro, voltado à população local.
“Ser reconhecida é muito bom. A cidade foi um divisor de águas para nós. Amo Brusque”, declarou.
Comandante Pedro Machado
Atual comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Pedro Carlos Machado Júnior é carioca de nascimento, mas há 12 anos escolheu Brusque como lar. Recusou transferências para seguir na cidade onde criou laços com a comunidade e sua família.
“É uma felicidade muito grande. Escolhi criar meus filhos aqui e ficar na cidade que amo”, afirmou.
Uma cidade que acolhe
Ao final da cerimônia, o presidente da Câmara, vereador Jean Dalmolin, destacou a importância da homenagem:
“É uma alegria reconhecer pessoas que deixaram suas cidades em busca de melhores condições e hoje são parte fundamental da nossa história. Muitos até achavam que eram naturais de Brusque, de tão presentes que são em nossa comunidade.”
A noite foi marcada por emoção, gratidão e reconhecimento de quem escolheu Brusque para viver — e para transformar.
Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.