Na noite de terça-feira, 26 de agosto, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou a última sessão ordinária do mês, conduzida pelo presidente Alexandre Felipe Pereira (PP) e com a presença dos nove vereadores. A reunião foi marcada por homenagens, apresentação de balanço da 10ª Festa da Integração e discussões sobre demandas de infraestrutura no município.
O encontro iniciou com a entrega de moção de congratulações ao sargento Genésio, da Polícia Militar, que completou 27 anos de serviços prestados, sendo 26 deles em Guabiruba. Na sequência, a secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Cláusia Regina Boos, apresentou os números oficiais da 10ª edição da Festa da Integração, considerada um sucesso pelas entidades participantes.
Durante o uso da palavra livre, o vereador Alfred Nagel Neto (MDB) destacou a relevância do evento e reforçou a necessidade de acompanhar os gastos públicos. Ele também apresentou imagens de pontos da cidade que precisam de reparos, material que será encaminhado ao prefeito Valmir Zirke, presente na sessão. O emedebista ainda comentou o projeto de lei que reduz de 80% para 70% a adesão mínima no Programa de Pavimentação em Parcerias.
O autor da proposta, vereador Anderson Cavichioli (PP), defendeu a medida em tribuna, ressaltando que a alteração pode facilitar a execução das obras. Cavichioli também tratou da isenção do ISSQN para entidades filantrópicas e destacou sua participação em audiência pública sobre a LDO e o PPA. Já o vereador Carlos Henrique Graf da Silva, o “Ique” (PSD), leu mensagem de agradecimento do Clube Lageadense pela participação na Festa da Integração e mencionou estudo para propor punições a pichadores, além de parcerias para construção de pórticos de entrada em comunidades.
A vereadora Eduarda Schweigert (MDB) cobrou providências em relação a um paciente oncológico que enfrenta dificuldades com transporte da saúde, além de reforçar pedidos de manutenção em ruas e parques. Jair Francisco Kohler (PP) alertou sobre buracos em via reurbanizada no bairro Guabiruba Sul e reiterou a cobrança por melhorias na Rua São João, no bairro Alsácia. Justavo Barroso e Silva (Podemos) relatou avanços no Programa de Pavimentação em Parcerias na Rua Frederico Baron e apresentou problemas de drenagem e acúmulo de lixo em áreas públicas. Osmar Vicentini Filho (PL) voltou a defender a adesão ao programa estadual “Casa Catarina” e destacou problemas relatados por moradores da Planície Alta devido a alterações nos horários do transporte.
Encerrando os discursos, o presidente Alexandre Felipe Pereira (PP) apresentou imagens de áreas destinadas ao programa “Casa Catarina” e ressaltou investimentos do governo estadual em Guabiruba, como a revitalização da Escola João Boos. Ele também anunciou a fase de testes do novo sistema de agendamento de consultas via WhatsApp na UBS do Lageado Baixo.
Ordem do Dia
Na pauta da noite, foram aprovados:
Em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária nº 36/2025, que autoriza a desafetação de imóveis para instalação de equipamentos comunitários.
Em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025, que altera a legislação do ISSQN; e o Projeto de Lei Ordinária nº 8/2025, que trata do Programa de Pavimentação e Urbanização Comunitária.
Em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 33/2025, que autoriza o protesto de certidões de dívida ativa e dispensa execuções fiscais de baixo valor; e o Projeto de Lei Ordinária nº 7/2025, que altera a denominação de vias públicas municipais.
Também foi aprovado o Requerimento nº 24/2025.
A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 2 de setembro.