A corrida pela prefeitura de Guabiruba já tem seus participantes definidos. Os três candidatos que disputarão o cargo de prefeito já registraram suas candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Marcos Habitzreuter (Podemos), Renata Ferreira (PL) e Valmir Zirke (PP) são os nomes que concorrerão na eleição de outubro.
A campanha eleitoral inicia nesta sexta-feira, 16 de agosto, quando os pré-candidatos passam oficialmente a ser candidatos e poderão solicitar votos aos eleitores. O registro das candidaturas agora será analisado pela Justiça Eleitoral.
Candidatos e Coligações
Marcos Habitzreuter (Podemos): O advogado Marcos Habitzreuter disputa pela segunda vez o cargo de prefeito pela coligação “Bóra Mudar”, formada por MDB e Podemos. Seu vice na chapa é o ex-prefeito Orides Kormann (MDB).
Renata Ferreira (PL): A empresária Renata Ferreira disputa pela primeira vez o cargo de prefeita. Ele concorre pelo Partido Liberal, sem coligação com outros partidos. O seu vice na chapa é pastor Jorge (PL), que já concorreu a vereador nas últimas duas eleições.
Valmir Zirke (PP): O atual prefeito de Guabiruba busca a reeleição pela coligação “Guabiruba cada vez melhor”, formada por PP, PSD. Seu vice na chapa é Cledson Kormann (PSD), atual vice-prefeito
Sistema Eleitoral e Data da Eleição
A eleição para a Prefeitura de Guabiruba será realizada pelo sistema majoritário de maioria simples, ou seja, não haverá segundo turno. Na prática, o candidato que obtiver a maioria dos votos vencerá a disputa em turno único. A votação está marcada para o dia 6 de outubro, e os eleitores brusquenses definirão, em uma única votação, quem será o próximo prefeito da cidade.
Essa dinâmica é similar à de outros municípios catarinenses, exceto Joinville, Florianópolis e Blumenau, que poderão ter segundo turno em suas eleições municipais devido ao maior número de eleitores.