Publicidade

Capitão dos Bombeiros detalha desafios enfrentados na operação de resgate no rio Itajaí-Mirim

Operação de resgate contou com mergulhadores especializados

Fonte: Reprodução

Publicidade

O Capitão Rafael de Favre, comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, revelou detalhes da operação de resgate realizada após um acidente trágico ocorrido no rio Itajaí-Mirim, em Brusque, na madrugada desta segunda-feira, 26 de maio. Uma mulher, que estava no interior de um veículo Fiat Siena, perdeu a vida após o carro cair no rio.

De acordo com o Capitão, o Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada para atender a um acidente de veículo submerso. “Recebemos a informação de que um carro havia caído no rio. Inicialmente, não tínhamos detalhes precisos, mas começamos a planejar a operação de resgate assim que tivemos confirmação da ocorrência, inclusive com vídeos que circularam na imprensa”, explicou o comandante.

Desafios enfrentados durante o resgate

A operação foi marcada por dificuldades logísticas e técnicas. O local do acidente estava a cerca de seis metros de profundidade e as condições subaquáticas eram desafiadoras, com correnteza forte e visibilidade zero, além da presença de galhos e pedras no fundo do rio.

“Para garantir a segurança dos nossos mergulhadores, a operação foi realizada exclusivamente durante o dia. Acionamos também mergulhadores de folga, já que, para este tipo de missão, são necessários, no mínimo, três profissionais especializados em mergulho de resgate”, comentou o Capitão Rafael de Faveri.

O trabalho de resgate

A equipe de resgate foi composta por quatro mergulhadores, dois dos quais realizaram o trabalho subaquático enquanto os outros dois ficaram na superfície, oferecendo suporte. O resgate foi realizado de forma rápida, com o carro sendo localizado após cerca de 20 a 25 minutos de busca subaquática.

“Quando conseguimos acessar o veículo, fizemos uma ancoragem para içá-lo. No momento que o carro foi removido, encontramos a vítima no banco da frente, presa às ferragens. Não foi possível confirmar se ela estava usando o cinto de segurança, mas ela estava visivelmente presa dentro do veículo”, detalhou o Capitão. “O Corpo de Bombeiros de Brusque lamenta profundamente a morte da mulher e se solidariza com seus familiares”, finalizou o Capitão.

Ouça a entrevista:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.