Uma operação coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) revelou um esquema alarmante de manipulação de alimentos em Seara e Xavantina, no Oeste catarinense. Vídeos divulgados pelo MPSC mostram carnes vencidas sendo tingidas com corante vermelho para simular aparência de frescor e serem vendidas como se estivessem próprias para o consumo.
A fiscalização ocorreu entre os dias 24 e 26 de março e passou por 17 estabelecimentos, entre supermercados, açougues e restaurantes. De acordo com o promotor de Justiça Wesley da Silva Müller, foram constatadas graves irregularidades sanitárias, como carnes com validade expirada — algumas congeladas mesmo após o vencimento — e, em casos mais extremos, moscas dentro das embalagens.
Além da carne “maquiada”, os agentes encontraram ovos expostos ao sol, hortaliças com mofo e em decomposição, queijos, iogurtes, sorvetes e leite vencidos. Em diversos restaurantes, os ambientes estavam em condições insalubres, com alimentos armazenados de forma irregular e vencidos há meses.
Segundo o MPSC, os estabelecimentos com irregularidades receberam autuações administrativas da Vigilância Sanitária, com prazos para a regularização. Aqueles que não se adequarem poderão ser interditados.
O Ministério Público também informou que os responsáveis irão responder por danos morais causados aos consumidores, além de possíveis processos criminais.