Um terremoto de magnitude 7,7 graus atingiu Mianmar na tarde desta sexta-feira (28), pelo horário local — madrugada no horário de Brasília (DF) — e causou destruição também em países vizinhos, como Tailândia e China. O tremor, de grande intensidade, teve epicentro localizado a 16 quilômetros a noroeste da cidade de Mandalay, na região central de Mianmar, a apenas 10 quilômetros de profundidade, o que potencializou seus efeitos na superfície.
As informações são do portal G1.
Em Bangkok, capital da Tailândia, o terremoto causou o desabamento de um arranha-céu que estava em construção. Segundo as autoridades locais, pelo menos 43 pessoas ficaram presas nos escombros. Equipes de resgate trabalham no local e já retiraram feridos e corpos, mas o número exato de vítimas ainda não foi confirmado oficialmente. Até o momento, há registro de pelo menos dois mortos.
Imagens divulgadas por emissoras de televisão mostram o momento em que socorristas retiram vítimas dos escombros. Em outro prédio da capital tailandesa, a força do abalo sísmico fez a água de uma piscina localizada no terraço transbordar, formando uma espécie de cachoeira visível da rua.
O tremor também foi sentido em outras regiões da Tailândia, de Mianmar e no sul da China, provocando pânico e relatos de danos estruturais em diferentes localidades. As autoridades dos países afetados monitoram a situação e avaliam o risco de novos tremores secundários.
Ainda não há um balanço oficial do total de vítimas e desaparecidos. Equipes de emergência continuam atuando nas áreas atingidas.
Susto
O casal brusquense, Leo e Fabi, passou por momentos de tensão durante os tremores. Em vídeo postado em suas redes sociais (@leoefabivalle), relataram o que vivenciaram:
“Acabamos de evacuar o prédio e estamos aguardando novas informações e instruções. Por enquanto, apenas sabemos que a magnitude aqui foi 7.3 e não se sabe ainda qual será o próximo passo. Não costumamos postar reels assim, mas considerando a situação, as mensagens de preocupação, os noticiários no mundo todo falando sobre isso, acreditamos que é importante compartilhar o que estamos vivendo por aqui”.
Há 5 anos, o casal brusquense Leo e Fabi decidiram mudar a vida por completo, deixando para trás a rotina e a vida que tínham conquistado até ali, para realizar o sonho de explorar o mundo do seu jeito, sem seguir roteiros prontos ou fórmulas convencionais.
Eles compram uma van de carga, sozinhos a transformaram em lar e com ela percorreram mais de 60 mil km pela América, do Ushuaia ao Alaska, descobrindo a gastronomia, a cultura e a vida local.
Depois, partiram para uma nova aventura: reduziram suas vidas em duas malas e duas mochilas para se aventurar explorando o outro lado do mundo.
Eles viajam e compartilham suas experiências pela internet.
No Instagram: @leoefabivalle