Os catarinenses devem investir mais com presentes de Páscoa em 2025. De acordo com o levantamento sobre intenção de gastos realizado pela Fecomércio SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), divulgado na segunda-feira (31), o gasto médio com presentes neste feriado será de R$ 233, representando um aumento de 2,1% em comparação ao ano anterior. Embora esse valor seja o maior da série histórica, considerando a inflação de 4,7% no período, houve uma queda real de 2,6%.
Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC, explicou que a redução na intenção de consumo das famílias catarinenses nos últimos meses é reflexo da alta nos preços e do aumento nas taxas de juros. “Estamos diante de um contexto um pouco complicado para as famílias, com aumento de juros e também da inflação. Apesar disso, cerca de 60% dos consumidores acredita que a situação financeira está igual ou melhor do que no mesmo período do ano passado”, afirmou.
Chocolate é o preferido dos consumidores
A pesquisa ouviu 2,1 mil pessoas em sete cidades catarinenses e revelou que 97% dos consumidores escolheram chocolates como presentes de Páscoa. Os itens mais citados foram ovos de Páscoa (42,3%), barras e bombons (26,9%), ovos de Páscoa artesanais (22,1%) e chocolates artesanais (6,5%).
Compras de última hora
Quase 80% dos consumidores pretendem comprar os presentes de Páscoa na semana do feriado, com 20% se planejando para comprar na véspera e 3% no próprio dia. Em contraste, 15,7% dos entrevistados irão comprar com até duas semanas de antecedência, e 3% farão suas compras mais de 15 dias antes da data.
Em relação ao local de compra, o comércio de rua (49,3%) e os supermercados (40,4%) dominaram as respostas, seguidos por lojas de shopping (3,3%) e internet (3%).
Aumento do interesse por viagens
A pesquisa também apontou um aumento do interesse por viagens no feriado. 14,3% dos entrevistados afirmaram que pretendem viajar, marcando um aumento de 2,6 pontos percentuais em relação ao ano passado. A pesquisa, realizada em sete cidades, revelou crescimento na intenção de consumo em várias localidades, com destaque para Florianópolis (+17%), Chapecó (+13,4%), Blumenau (+10,8%), Joinville (+10%) e Itajaí (+1,8%). No entanto, houve queda em Lages (-27%) e Criciúma (-4,9%).