A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou na manhã desta quarta-feira (1º), em sua sede no Rio de Janeiro, um pacote de mudanças que promete transformar o calendário e o formato das principais competições nacionais a partir de 2026. As novidades incluem a criação de novos torneios regionais, remodelagem da Copa do Brasil e alterações nos campeonatos estaduais, além de ajustes nas Séries C e D.
Novos torneios regionais
Além da Copa do Nordeste e da Copa Verde, será criada a Copa Sul-Sudeste, que terá início em 25 de março e término em 7 de junho, reunindo 12 clubes em 42 partidas. O campeão terá vaga garantida na terceira fase da Copa do Brasil. Os times que disputam torneios da Conmebol não participarão dessas competições, que ocorrerão justamente nas datas continentais. Apesar de geograficamente estar no Sudeste, o Espírito Santo jogará a Copa Centro-Oeste.
Redução dos campeonatos estaduais
Os campeonatos estaduais terão limite máximo de 11 datas, com período de 11 de janeiro a 8 de março. Cada federação será responsável pelo formato e pela definição das vagas destinadas à Copa do Brasil.
Novo início do Campeonato Brasileiro Série A
O Campeonato Brasileiro de 2026 começará mais cedo, no dia 28 de janeiro. O formato permanece o mesmo: 20 clubes, pontos corridos em turno e returno, quatro rebaixados, seis classificados para a Libertadores (quatro diretos para a fase de grupos e dois para a fase preliminar) e outros seis para a Copa Sul-Americana.
Copa do Brasil será ampliada
A Copa do Brasil terá um novo modelo e será ampliada para 126 clubes. As cinco primeiras fases serão em jogo único, com os 20 times da Série A entrando apenas na quinta fase, que antecede as oitavas. Serão 102 vagas via estaduais e quatro para os campeões das Séries C, D, Copa Verde e Copa do Nordeste. A partir das oitavas, os confrontos terão ida e volta, e a final será em partida única no dia 6 de dezembro, encerrando a temporada.
Série C
A Série C começará em 5 de abril e se estenderá até 25 de outubro. Em 2026, apenas dois clubes cairão para a Série D. A competição terá expansão gradual: 24 clubes em 2027 e 28 em 2028, quando será adotado o formato de dois grupos de 14 equipes e rebaixamento de seis times.
Série D
A última divisão nacional também terá novidades: passará de 64 para 96 clubes, com início em 5 de abril e término em 13 de setembro. O novo formato garante aos participantes no mínimo 10 jogos e no máximo 22, além de 100 partidas a mais no calendário.
Copa do Nordeste
A competição terá início em 25 de março e término em 7 de junho, ampliando o número de participantes de 16 para 20 clubes.
Copa Verde
A competição será dividida em duas conferências: Copa Norte e Copa Centro-Oeste, também disputada entre 25 de março e 7 de junho. O torneio terá aumento expressivo de partidas, passando de 30 para 70 jogos.
Panorama
Segundo a CBF, as mudanças devem gerar impactos significativos no calendário:
- +26% de clubes com divisão nacional em 2026;
- +82 vagas em competições da entidade;
- R$ 1,3 bilhão em investimentos previstos para as competições;
- 27 federações envolvidas em torneios regionais;
- Redução de até 15% de jogos por temporada para clubes da Série A;
- +11% de partidas organizadas pela CBF.
Com essas alterações, a entidade projeta um calendário mais equilibrado, com maior número de clubes participando de competições nacionais e maior atratividade esportiva e financeira.