Publicidade

Chuva de meteoros será visível a olho nu em SC na madrugada desta terça-feira (6/5)

Fragmentos do cometa Halley, será visível até o final de maio

Fonte: Banco de Imagens/Canva

Publicidade

A chuva de meteoros Eta Aquáridas, um dos espetáculos astronômicos mais esperados, ocorre anualmente quando a Terra atravessa a órbita do cometa Halley, que passa pelo Sistema Solar a cada 76 anos. Durante essa passagem, o planeta se encontra com os detritos deixados pelo cometa, gerando meteoros que entram na atmosfera e se incendiando, criando riscos luminosos no céu conhecidos como estrelas cadentes. O nome da chuva vem da constelação de Aquário, de onde os meteoros parecem surgir, embora possam riscar outras partes do céu.

Pico de visibilidade e horário ideal

O pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas será atingido na madrugada de terça-feira (6), com até 60 meteoros visíveis por hora. A observação será favorecida no Hemisfério Sul, especialmente em Santa Catarina, onde o fenômeno poderá ser acompanhado a olho nu. Para aproveitar ao máximo, o melhor horário para a observação será após as 3h da madrugada, quando o céu estará mais escuro, e a Lua, em fase de iluminação mediana, não atrapalhará a visibilidade.

Dicas para observar o fenômeno

Para observar a chuva de meteoros, não é necessário o uso de telescópio ou binóculos. A recomendação é procurar um local com céu aberto e sem obstáculos no campo de visão, distante das luzes urbanas. A constelação de Aquário, localizada na região sul do céu, será o ponto central onde os meteoros se originam, mas eles podem riscar outras partes do céu. O ideal é permanecer deitado, com o olhar voltado para o céu, e aguardar pacientemente enquanto os meteoros surgem.

A duração do fenômeno

Embora o pico da chuva de meteoros ocorra nos dias 5 e 6 de maio, o fenômeno continuará visível até o fim de maio, mas a taxa de meteoros diminuirá progressivamente com os dias. Portanto, mesmo quem não puder assistir no pico ainda terá a chance de observar o fenômeno ao longo do mês.

Outras chuvas de meteoros do ano

A chuva de meteoros Eta Aquáridas não é a única que ocorre anualmente. As Geminídeas, em dezembro, são consideradas uma das melhores chuvas para observação. No entanto, a chuva de maio, apesar de menos intensa, também oferece uma experiência incrível para os observadores do céu no Hemisfério Sul.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.