Publicidade

Chuva de meteoros será visível em todo o Brasil neste domingo (7); veja como observar

Evento será visível a olho nu, sem necessidade de telescópios

Fonte: Canva

Publicidade

A noite deste domingo (7) promete ser especial para os apaixonados por astronomia e também para quem simplesmente gosta de olhar o céu. O motivo é a chuva de meteoros Pupidas-Velidas, que deve ser visível a olho nu em todo o Brasil, desde que as condições climáticas permitam.

Além da chuva de meteoros, o céu também será palco de uma conjunção planetária: a Lua Cheia estará alinhada com o planeta Júpiter, criando um espetáculo duplo.

O que são as Pupidas-Velidas?

Essa chuva de meteoros é causada por fragmentos do cometa Machholz 1, que entram na atmosfera terrestre e se desintegram, formando os clarões conhecidos como “estrelas cadentes”.

O pico de atividade está previsto entre 21h e meia-noite, e, nesse intervalo, será possível observar até dez meteoros por hora cruzando o céu.

Onde olhar no céu?

O ponto de origem visual dos meteoros — chamado de radiante — fica entre as constelações de Popa (Puppis) e Vela, na região sudeste do céu noturno.

Mas uma característica interessante dessa chuva é que os meteoros podem surgir em várias partes do céu, não apenas na direção sudeste. Por isso, a dica é mirar naquela direção, mas manter o olhar atento a uma área ampla.

Como observar melhor

Para aproveitar a experiência ao máximo, siga estas dicas:

  • Escolha um local escuro, longe da iluminação urbana
  • Chegue com 30 minutos de antecedência para adaptar sua visão à escuridão
  • Leve uma cadeira reclinável ou esteira para observar o céu com conforto
  • Não é necessário telescópio ou binóculos para ver os meteoros

Mas atenção: o céu precisa estar limpo, sem nuvens, para que os meteoros sejam visíveis.

Bônus: conjunção entre Lua e Júpiter

Além da chuva de meteoros, o céu também apresentará uma conjunção entre a Lua e Júpiter, fenômeno em que os dois corpos celestes aparecem muito próximos um do outro no céu.

Esse alinhamento poderá ser visto logo após o anoitecer e seguirá até pouco antes do amanhecer da segunda-feira (8).

Embora o fenômeno também seja visível a olho nu, o uso de binóculos pode enriquecer a observação, permitindo ver detalhes como crateras da Lua ou os satélites de Júpiter.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.