Brusque registrou quatro ocorrências em razão da chuva e do vento na noite de segunda-feira (15). Entre os atendimentos, houve danos no telhado de uma edificação no bairro Cedrinho, causados pela força do vento. No Centro, foram registradas a queda de um outdoor sobre a calçada e a queda de uma árvore em via pública.
Também em decorrência da tempestade, houve registro de alagamento na Avenida Primeiro de Maio e a queda de uma árvore de pequeno porte na calçada, no mesmo bairro.
Durante o temporal, cerca de 14 mil residências ficaram sem energia elétrica. O fornecimento já está sendo restabelecido e, até agora, apenas 42 unidades seguem sem energia. Não há registro de desabrigados ou desalojados.
Nas últimas 12 horas, Brusque acumulou 34,60 milímetros de chuva, sendo Limeira Baixa a localidade com maior volume. Vidal Ramos registrou 18,84 milímetros, Botuverá 18,20 milímetros, Presidente Nereu 14,86 milímetros e Guabiruba 20,08 milímetros.
O nível do Rio Itajaí-Mirim em Brusque permanece dentro da normalidade, com 1,10 metro. Em Botuverá, o rio está em 2,59 metros; em Vidal Ramos, 1,62 metro; e em Guabiruba, 0,61 metro.
A orientação da Defesa Civil é para que, durante os temporais, os moradores busquem locais seguros, evitem permanecer próximos a janelas e não transitem por áreas com risco de alagamento. Também não é recomendado se abrigar sob árvores nem circular próximo a placas, muros e postes de energia.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para receber alertas diretamente no celular, é possível se cadastrar enviando o CEP da localidade desejada para o número 199.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque















