Três mulheres precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros na noite de quinta-feira (4/6), após ficarem impossibilitadas de concluir a travessia da trilha do Monte Crista, em Garuva, no Norte de Santa Catarina. O atendimento ocorreu por volta das 18h, na Estrada Monte Crista, na localidade de Três Barras.
De acordo com os bombeiros, as trilheiras não conseguiam atravessar um rio da região em razão da elevação do nível da água provocada pelas chuvas. Ao chegar ao local, a guarnição confirmou que as vítimas não apresentavam ferimentos nem comorbidades, mas não possuíam condições seguras para realizar a travessia por conta própria.
Para garantir o resgate, os socorristas montaram um sistema de transposição utilizando ancoragens e um cabo de segurança entre as margens do rio. As três mulheres foram equipadas com coletes salva-vidas e fraldões de resgate, realizando a travessia individualmente, sempre acompanhadas por um bombeiro.
Após serem retiradas da área de risco, as vítimas passaram por avaliação pré-hospitalar e receberam mantas térmicas para auxiliar no controle da temperatura corporal. Todas estavam estáveis e recusaram encaminhamento ao Pronto Atendimento de Garuva, assinando o Termo de Recusa.
Concluído o atendimento, as mulheres seguiram para suas residências por meios próprios. Os bombeiros realizaram a desmontagem do sistema de resgate, recolheram os equipamentos utilizados e retornaram ao quartel.
















