Um ciclista de 30 anos morreu eletrocutado na tarde desta sexta-feira (23) na via de acesso à Praia da Joaquina, no Leste da Ilha, em Florianópolis. O acidente ocorreu após um fio energizado atingir a vítima, em decorrência da força do vento que rompeu um cabo de telecomunicações.
O impacto da descarga elétrica provocou uma parada cardiorrespiratória. Uma viatura da Polícia Militar que estava próxima ao local prestou o primeiro atendimento. Em seguida, guarda-vidas e equipes do Corpo de Bombeiros também tentaram socorrer o homem.
O helicóptero Arcanjo chegou a ser acionado para o atendimento aeromédico, mas o ciclista já estava sem vida.
Em nota oficial, a Celesc lamentou o ocorrido e explicou que o acidente foi provocado por um cabo de telecomunicação rompido, que acabou sendo lançado sobre a rede elétrica de média tensão. A distribuidora de energia reforçou que a rede da Celesc não estava partida e que o cabo não pertence à sua estrutura.
A empresa esclareceu ainda que cabos de telefonia, internet e TV a cabo não fazem parte da rede elétrica, e sim de empresas de telecomunicações, que utilizam os postes por meio de contratos de compartilhamento.
Como medida preventiva, a Celesc informou que atua de forma contínua na fiscalização do uso dos postes, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e empresas do setor. Desde julho de 2024, já foram retiradas cerca de 26 toneladas de cabos somente na Capital.
Em todo o estado, aproximadamente 150 toneladas de fiação de telecomunicações fora de uso foram retiradas apenas em 2025. A companhia afirmou que segue à disposição das autoridades competentes para colaborar com a investigação e se solidarizou com os familiares da vítima.















