Nesta quinta-feira (24), um ciclone extratropical provocou tempestades e fortes ventos em diversas regiões do Rio Grande do Sul. As observações que se formaram entre o Uruguai e a Fronteira Oeste já provocaram transtornos significativos, especialmente na Região Central do estado, onde ventos pesados ultrapassam 100 km/h.
Principais impactos:
- São Francisco de Assis: Ventos intensos arrancaram o telhado de um galpão de cooperativa agrícola. Apesar dos danos, não houve feridos.
- Santa Maria: Ventos de até 104 km/h derrubaram árvores e causaram danos no Hospital Casa de Saúde e na UPA 24 Horas, com alagamentos.
- Cacequi: A cobertura de um depósito de calcário foi destruída.
- Rosário do Sul: Alguns bairros ficaram sem energia elétrica.
Porto Alegre:
A capital registrou ventos de até 83 km/h e várias quedas de árvores em bairros como Cavalhada e Bela Vista, além de fios caídos que impactaram o trânsito. As atividades na UFRGS foram suspensas devido à previsão de novas tempestades.
Outras cidades:
- Canoas: Ventos chegaram a 85 km/h.
- Igrejinha: Relatos de destelhamentos.
- Caxias do Sul: Queda de árvore no estacionamento de uma farmácia.
Alerta de novos temporários:
A Climatempo e o Inmet alertam que o ciclone poderá formar uma nova frente fria ao se deslocar para o mar, com temporais e risco de granizo em áreas isoladas, além de ventos de até 100 km/h em várias regiões do estado, especialmente na faixa leste e em regiões como Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Sul.
Vídeo: Frederico Scherer/Divulgação