Em Brusque, a segunda-feira deve seguir sem temporais, apesar da nebulosidade e da possibilidade de chuva fraca. O cenário muda a partir de terça-feira (9), quando a chuva se torna persistente e, em alguns momentos, intensa em curtos períodos de tempo. O risco é considerado muito alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas, e moderado para deslizamentos.
“A gente tem a chance de ter chuva mais intensa e, em alguns momentos, rajadas de vento. Alguns modelos indicam acumulados próximos de 70 milímetros. Por isso, é importante que a população que reside em área de risco fique atenta aos alertas”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki
Na quarta-feira (10), com o afastamento do ciclone para alto mar, as instabilidades diminuem e os temporais devem ocorrer de forma mais isolada. “Essas previsões vão sendo atualizadas ao longo do dia de hoje e de amanhã, podendo haver agravamento ou diminuição do alerta. Esses eventos mais intensos são isolados. Pode acontecer em uma cidade e não na outra”, complementa Cugiki.
A orientação é para que, durante os temporais, moradores busquem locais seguros, evitem ficar próximos a janelas e não transitem por áreas com risco de alagamento. Também não é recomendado se abrigar sob árvores nem circular perto de placas, muros e postes de energia.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Caso queira receber os avisos diretamente no seu celular, basta se cadastrar. Envie para o 199 o CEP de onde deseja acompanhar os avisos.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque
















