Os grupos de combate ao crime organizado (Gaeco) e de combate à corrupção (Geac), ligados ao Ministério Público de Santa Catarina, efetuaram, na manhã desta terça-feira (3), a prisão de 10 pessoas na Operação Caronte, entre elas o prefeito Clésio Salvaro (PSD), de Criciúma. A operação investiga suposta ação criminosa na concessão de serviço funerário na maior cidade do Sul do Estado.
No último dia 26 de agosto, o Ministério Público denunciou os envolvidos pelos crimes de organização criminosa, fraudes licitatórias e contratuais, corrupções, crimes contra a ordem econômica e economia popular. São, ao todo, segundo o MP, 17 integrantes presos preventivamente, desde o início da operação.
O fato caiu com uma bomba na campanha eleitoral, onde Clésio Salvaro tenta fazer o sucessor, o empresário Vaguinho Espíndola (PSD). Clésio também é um nome lembrado para disputa da majoritária em 2026, ao lado do prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD).Por nota, a Prefeitura de Criciúma também se manifestou dizendo que está ciente do fato e que a administração está reunida para entender melhor o cenário para emitir um posicionamento. Confira o posicionamento abaixo:
“Amigos, bom dia!
A Administração está ciente do fato e está reunida para entender melhor o cenário pra emitir um posicionamento. Em breve estaremos enviando uma nota oficial.
Por hora, a mensagem acima é o posicionamento.
Considerando que temos duas situações. Posicionamento da administração e posicionamento da equipe jurídica do prefeito Clésio Salvaro.
Obrigado.
Prefeirura de Criciúma!“
Ainda pela manhã, a administração municipal emitiu esta nova nota:
“Nota oficial
A Administração Pública do Município de Criciúma, por meio da Procuradoria-Geral, informa que, até o presente momento, não foi comunicada oficialmente acerca dos fatos veiculados na mídia em geral, envolvendo o Prefeito Clésio Salvaro.
Maiores informações advirão conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), acionar o Município.
Reforçamos que todos os serviços públicos municipais permanecem sendo prestados normalmente.
Prefeitura Municipal de Criciúma ”
A coluna entrou em contato com a assessoria do governador Jorginho Mello (PL) e foi informada que não haverá qualquer manifestação sobre as declarações do prefeito Clésio Salvaro (PSD).
PSD se manifesta
O PSD foi mais cauteloso na manifestação sobre a prisão de Clésio. Leia a nota na íntegra:
“NOTA
O PSD de Santa Catarina e o PSD de Criciúma acompanham com atenção a prisão de um dos seus grandes líderes, Prefeito Clésio Salvaro, com uma administração muito bem avaliada pela população. O ato ocorre faltando poucos dias para a eleição municipal. Não queremos crer em qualquer interferência política nesta decisão, o Partido aguarda e confia na justiça em todas suas instâncias.”